Aula sobre Movimentos Separatistas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre os movimentos separatistas, que são movimentos sociais que buscam a independência de uma região ou território em relação a um país ou Estado. Esse tema é muito importante para entendermos os conflitos e tensões que ocorrem em diferentes partes do mundo. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em uma sequência de etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa. Para isso, vamos criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Explique o conceito de movimentos separatistas e apresente exemplos históricos e contemporâneos, como a independência da Índia em relação ao Reino Unido e o movimento separatista da Catalunha na Espanha.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os alunos a realizar uma pesquisasobre os movimentos separatistas em diferentes partes do mundo. Observe abaixo alguns dos movimentos separatistas no mundo:

    Caxemira, na Índia.

    Palestina, no Oriente Médio.

    Criméia, na Ucrânia.

    Bascos, na Espanha.

    Catalunha, na Espanha.

    Kosovo, na Sérvia.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Após a realização da pesquisa, é momento dos grupos apresentarem o resultado para a turma. Se possível, disponibilize um mapa mundi para que os alunos apontem a localização dos países que apresentam movimento separatista no mapa.

  5. Etapa 5 - Esboçar

    Oriente os alunos a criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior e destacar os principais motivos que levam a esses movimentos separatistas, como questões políticas, econômicas, culturais e étnicas. Auxilie os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Decidir

    Os alunos devem escolher um movimento separatista para trabalhar em grupo e justificar a escolha. Auxiliar os alunos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Prototipar

    Os grupos devem criar um protótipo de solução para o problema do movimento separatista escolhido, como uma campanha de conscientização, uma proposta de negociação ou uma reforma política. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  8. Etapa 8 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks dos colegas. Medie a discussão e estimule a reflexão crítica sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas complexos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as questões políticas, econômicas, culturais e étnicas que envolvem os movimentos separatistas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação dos protótipos de solução.
  • Reflexão crítica e argumentação embasada sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Mediar a discussão e estimular a reflexão crítica sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.
  • Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para a expressão das ideias e opiniões dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e apresentar informações relevantes sobre os movimentos separatistas.
  • Criar e apresentar um protótipo de solução para um movimento separatista escolhido em grupo.