Aula sobre Movimentos Separatistas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre os movimentos separatistas, que são movimentos sociais que buscam a independência de uma região ou território em relação a um país ou Estado. Esse tema é muito importante para entendermos os conflitos e tensões que ocorrem em diferentes partes do mundo. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em uma sequência de etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa. Para isso, vamos criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Entender
Explique o conceito de movimentos separatistas e apresente exemplos históricos e contemporâneos, como a independência da Índia em relação ao Reino Unido e o movimento separatista da Catalunha na Espanha.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Pesquisa
Oriente os alunos a realizar uma pesquisasobre os movimentos separatistas em diferentes partes do mundo. Observe abaixo alguns dos movimentos separatistas no mundo:Caxemira, na Índia.
Palestina, no Oriente Médio.
Criméia, na Ucrânia.
Bascos, na Espanha.
Catalunha, na Espanha.
Kosovo, na Sérvia.
Etapa 4 - Apresentação
Após a realização da pesquisa, é momento dos grupos apresentarem o resultado para a turma. Se possível, disponibilize um mapa mundi para que os alunos apontem a localização dos países que apresentam movimento separatista no mapa.Etapa 5 - Esboçar
Oriente os alunos a criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior e destacar os principais motivos que levam a esses movimentos separatistas, como questões políticas, econômicas, culturais e étnicas. Auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 6 - Decidir
Os alunos devem escolher um movimento separatista para trabalhar em grupo e justificar a escolha. Auxiliar os alunos durante a atividade.Etapa 7 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo de solução para o problema do movimento separatista escolhido, como uma campanha de conscientização, uma proposta de negociação ou uma reforma política. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 8 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks dos colegas. Medie a discussão e estimule a reflexão crítica sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas complexos.
- Promover a reflexão crítica sobre as questões políticas, econômicas, culturais e étnicas que envolvem os movimentos separatistas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Coerência e clareza na apresentação dos protótipos de solução.
- Reflexão crítica e argumentação embasada sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
- Mediar a discussão e estimular a reflexão crítica sobre os movimentos separatistas e as possíveis soluções para os conflitos.
- Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para a expressão das ideias e opiniões dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Pesquisar e apresentar informações relevantes sobre os movimentos separatistas.
- Criar e apresentar um protótipo de solução para um movimento separatista escolhido em grupo.