Aula sobre Movimentos Separatistas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Movimentos separatistas" é um assunto atual e relevante para os estudantes, pois é possível encontrar exemplos desse tipo de movimento em diversas partes do mundo. Nesta aula, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as motivações e sentimentos dos envolvidos em movimentos separatistas. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, a fim de que os estudantes possam aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Movimentos separatistas" e explique os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. Em seguida, promova uma discussão em grupo sobre exemplos de movimentos separatistas no mundo.

    Caxemira, na Índia.

    Palestina, no Oriente Médio.

    Criméia, na Ucrânia.

    Bascos, na Espanha.

    Catalunha, na Espanha.

    Kosovo, na Sérvia.


  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e forneça uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher um movimento separatista para analisar e preencher o mapa de empatia com informações sobre o que o grupo pensa e sente, o que escuta, o que fala e faz, o que vê, as dores e os ganhos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e as conclusões sobre os sentimentos e motivações dos envolvidos no movimento separatista escolhido.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as conclusões apresentadas pelos grupos e sobre as possíveis soluções para os conflitos gerados pelos movimentos separatistas.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos deverão escrever um texto individual sobre o que aprenderam na aula, relacionando os conceitos de Estado, nação, território, governo e país com os movimentos separatistas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Oriente os alunos a apresentarem seus textos para a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e reforçando a importância de compreendermos os conflitos gerados pelos movimentos separatistas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da compreensão dos movimentos separatistas na atualidade;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Compreensão dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país;
  • Qualidade da argumentação apresentada no texto individual;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas de empatia;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas de empatia;
  • Fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Completar o mapa de empatia com informações relevantes;
  • Escrever um texto individual relacionando os conceitos de Estado, nação, território, governo e país com os movimentos separatistas;
  • Apresentar o mapa de empatia e o texto individual de forma clara e objetiva;
  • Participar ativamente da discussão em grupo.