Aula sobre Movimentos Separatistas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema dos movimentos separatistas é bastante atual e relevante para a compreensão dos conflitos e tensões geopolíticas na contemporaneidade. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à aplicação de conceitos de Estado, nação, território, governo e país para a compreensão desses conflitos. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema, com perguntas e ações relacionadas aos movimentos separatistas.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema dos movimentos separatistas, explicando o que são e apresentando exemplos de movimentos separatistas no mundo. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do jogo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro sobre o tema dos movimentos separatistas. Eles devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações.Etapa 3 - Pesquisa sobre os movimentos separatistas
Cada grupo deve pesquisar sobre um movimento separatista específico e criar perguntas e ações relacionadas a esse movimento para incluir no jogo. Os alunos devem utilizar fontes confiáveis e apresentar as informações pesquisadas para a turma.Etapa 4 - Teste dos jogos
Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o jogo. Os alunos devem avaliar a jogabilidade, a coerência das perguntas e ações com o tema dos movimentos separatistas e a clareza das regras.Etapa 5 - Discussão sobre os movimentos separatistas
Após os testes dos jogos, conduza uma discussão com a turma sobre os movimentos separatistas. Os alunos devem apresentar as informações pesquisadas sobre os movimentos separatistas e discutir as causas, consequências e possíveis soluções para esses conflitos.Etapa 6 - Avaliação dos jogos
Os alunos devem avaliar o jogo criado pelo seu próprio grupo e preencher um formulário com os critérios de avaliação definidos.Etapa 7 - Encerramento da aula
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e reforçando os objetivos da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações sobre movimentos separatistas.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração na criação de um jogo de tabuleiro.
- Aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para a compreensão dos movimentos separatistas.
Critérios de avaliação
- Coerência das perguntas e ações com o tema dos movimentos separatistas.
- Jogabilidade do jogo criado pelo grupo.
- Clareza das regras do jogo.
- Participação e colaboração do grupo na criação do jogo.
- Qualidade da pesquisa sobre o movimento separatista escolhido.
Ações do professor
- Introduzir o tema dos movimentos separatistas e apresentar os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos e orientar a criação do jogo de tabuleiro.
- Conduzir a discussão sobre os movimentos separatistas após os testes dos jogos.
- Definir os critérios de avaliação dos jogos e da participação dos alunos.
- Encerrar a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um movimento separatista específico.
- Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas aos movimentos separatistas.
- Testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedbacks.
- Participar da discussão sobre os movimentos separatistas.
- Avaliar o jogo criado pelo seu próprio grupo.