Aula sobre Movimentos Separatistas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Movimentos separatistas". Esse assunto é muito importante para entendermos as tensões políticas e culturais que existem em nosso mundo. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico. Para contextualizar o tema, podemos usar exemplos como o separatismo catalão na Espanha ou o movimento independentista do Quebec no Canadá.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, apresentando exemplos de movimentos separatistas ao redor do mundo:Caxemira, na Índia.
Palestina, no Oriente Médio.
Criméia, na Ucrânia.
Bascos, na Espanha.
Catalunha, na Espanha.
Kosovo, na Sérvia.
Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Apresente aos alunos uma situação problema no qual eles deverão se aprofundar, por meio de pesquisa. Eles deverão preparar argumentos consistentes para participar do debate crítico. A banca julgadora deve elaborar critérios de avaliação para a apresentação dos grupos.Etapa 4 - Apresentações
Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e a banca julgadora faz perguntas e avalia as apresentações. Os observadores devem registrar as principais ideias apresentadas.Etapa 5 - Debate
Os alunos participam de um debate para discutir os argumentos apresentados e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Promova uma reflexão sobre a atividade, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o assunto.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha uma tarefa de casa em que os alunos produzam um texto sobre o tema, utilizando as informações e argumentos apresentados em sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
- Compreender a relação entre Estado, nação, território, governo e país.
- Entender as tensões políticas e culturais que existem em nosso mundo.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
- Promover o diálogo e a reflexão sobre temas polêmicos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Domínio do conteúdo.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Participação ativa no debate.
- Habilidade de síntese e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Explicar o tema e os objetivos da atividade.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
- Mediar a discussão e garantir o respeito às opiniões dos colegas.
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e as conclusões alcançadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
- Apresentar seus argumentos de forma clara e coerente.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Participar ativamente do debate.
- Refletir sobre o tema e compartilhar suas opiniões.