Aula sobre Movimentos Separatistas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Movimentos separatistas". Esse assunto é muito importante para entendermos as tensões políticas e culturais que existem em nosso mundo. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico. Para contextualizar o tema, podemos usar exemplos como o separatismo catalão na Espanha ou o movimento independentista do Quebec no Canadá.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema, apresentando exemplos de movimentos separatistas ao redor do mundo:

    Caxemira, na Índia.

    Palestina, no Oriente Médio.

    Criméia, na Ucrânia.

    Bascos, na Espanha.

    Catalunha, na Espanha.

    Kosovo, na Sérvia.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Apresente aos alunos uma situação problema no qual eles deverão se aprofundar, por meio de pesquisa. Eles deverão preparar argumentos consistentes para participar do debate crítico. A banca julgadora deve elaborar critérios de avaliação para a apresentação dos grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentações

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e a banca julgadora faz perguntas e avalia as apresentações. Os observadores devem registrar as principais ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos participam de um debate para discutir os argumentos apresentados e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Promova uma reflexão sobre a atividade, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa em que os alunos produzam um texto sobre o tema, utilizando as informações e argumentos apresentados em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
  • Compreender a relação entre Estado, nação, território, governo e país.
  • Entender as tensões políticas e culturais que existem em nosso mundo.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
  • Promover o diálogo e a reflexão sobre temas polêmicos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Domínio do conteúdo.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação ativa no debate.
  • Habilidade de síntese e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da atividade.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
  • Mediar a discussão e garantir o respeito às opiniões dos colegas.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e as conclusões alcançadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Apresentar seus argumentos de forma clara e coerente.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre o tema e compartilhar suas opiniões.