Aula sobre Movimentos Separatistas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Movimentos separatistas" é um assunto que está presente em muitas regiões do mundo e tem grande relevância para a compreensão dos conflitos e tensões na contemporaneidade. É importante que os alunos entendam os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para compreender melhor os movimentos separatistas e as tensões geopolíticas que podem surgir. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos do tema e desenvolver habilidades importantes, como a pesquisa, a análise crítica e a comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente alguns exemplos de movimentos separatistas em diferentes partes do mundo. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Insira nessa estação uma pesquisa sobre um movimento separatista específico. Disponibilize algumas perguntas pertinentes ao movimento separatista escolhido para que os alunos possam responder. Exemplo de perguntas: Quais são as principais reivindicações?. Quais são as consequências para a região e para o país?Eles poderão utilizar livros, revistas, jornais e a internet para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Debate

    Oriente que nessa estação os alunos promoverão um debate sobre os prós e contras dos movimentos separatistas. Divida aturma em dois grupos, um a favor e outro contra, e cada grupo apresentará seus argumentos. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e aprendam a respeitar opiniões diferentes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Mapa

    Os alunos terão que criar um mapa mostrando os principais movimentos separatistas em diferentes partes do mundo. Eles poderão utilizar diferentes cores e símbolos para representar cada movimento e deverão explicar as razões para a escolha de cada um.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Organize um círculo para que os grupos discutam as informações e ideias que coletaram nas estações anteriores. O objetivo é que eles compartilhem suas opiniões e aprendam com os colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realize uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto. Faça uma avaliação oral para verificar o que os alunos aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular o debate e a argumentação
  • Desenvolver habilidades de comunicação
  • Promover a compreensão dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Habilidade de pesquisa e análise crítica
  • Habilidade de argumentação e respeito às opiniões diferentes
  • Habilidade de comunicação e trabalho em grupo
  • Compreensão dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações
  • Orientar os alunos nas atividades propostas
  • Estimular o debate e a argumentação
  • Incentivar a participação ativa dos alunos
  • Fazer uma avaliação oral para verificar o que os alunos aprenderam durante a aula

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o movimento separatista atribuído
  • Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões diferentes
  • Criar um mapa mostrando os principais movimentos separatistas em diferentes partes do mundo
  • Compartilhar suas opiniões e aprendizados durante a discussão em grupo
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país.