Aula sobre Movimentos Separatistas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Movimentos separatistas" é um assunto atual e relevante, que pode ser encontrado em diversos contextos ao redor do mundo. Na aula de hoje, vamos explorar esse tema e entender como ele se relaciona com os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Movimentos separatistas" e explique como ele se relaciona com os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Movimentos separatistas

    Apresente aos alunos os principais movimentos separatistas, orientando-os a escolher uma das opções abaixo:

    Caxemira, na Índia.

    Palestina, no Oriente Médio.

    Criméia, na Ucrânia.

    Bascos, na Espanha.

    Catalunha, na Espanha.

    Kosovo, na Sérvia.


  4. Etapa 4 - Pesquisa em casa

    Oriente os alunos a pesquisar sobre um movimento separatista escolhido, buscando informações sobre a história do movimento, seus objetivos, suas estratégias, suas conquistas e suas derrotas. Forneça materiais de apoio, como artigos, vídeos e livros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão explicar o que acharam bom, o que acharam ruim e o que poderia ser melhor no movimento separatista estudado. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os movimentos separatistas estudados. Eles deverão identificar os fatores que levaram à separação e as consequências para os países envolvidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos discutidos na aula e faça uma reflexão sobre a importância de entender os movimentos separatistas para compreender as tensões geopolíticas na contemporaneidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover a discussão em grupo e o diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada em casa.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre os movimentos separatistas estudados.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os conceitos envolvidos.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.
  • Resumir os principais pontos discutidos na aula.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância do tema para a compreensão das tensões geopolíticas na contemporaneidade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs adequadamente.
  • Fazer perguntas e comentários relevantes.
  • Refletir criticamente sobre os movimentos separatistas estudados.