Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Movimentos sociais brasileiros são ações coletivas organizadas pela sociedade civil visando a luta por direitos e mudanças sociais, políticas e econômicas. Eles podem ser encontrados em diversas áreas, como educação, saúde, moradia, trabalho, meio ambiente, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais movimentos sociais brasileiros e sua importância na história do país.
Etapa 1 - Entender
O professor irá apresentar aos alunos o conceito de movimentos sociais, explicando sua importância na história do Brasil.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Em seguida, eles devem pesquisar e selecionar três movimentos sociais brasileiros e três movimentos sociais latino-americanos para serem trabalhados na aula.Etapa 3 - Esboçar
Em grupos, os alunos devem criar um mapa mental para cada movimento social selecionado, destacando suas principais características, objetivos e ações.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem discutir e escolher um movimento social brasileiro e um latino-americano para serem aprofundados na aula. Eles devem justificar a escolha com base nas informações coletadas nas etapas anteriores.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo deve criar um cartaz ou um vídeo para apresentar o movimento social escolhido. Eles devem incluir informações sobre a história do movimento, suas principais reivindicações e ações, e sua importância para a sociedade.Etapa 6 - Testar
Os grupos devem apresentar seus cartazes ou vídeos para a turma e promover um debate sobre os movimentos sociais selecionados.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas e analisar as semelhanças e diferenças entre os movimentos sociais brasileiros e latino-americanos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre as questões sociais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas nos cartazes ou vídeos.
- Capacidade de análise e comparação dos movimentos sociais selecionados.
Ações do professor
- Apresentar conceitos e informações relevantes sobre movimentos sociais.
- Orientar e acompanhar as atividades em grupo.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as questões sociais apresentadas.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre movimentos sociais.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Apresentar e defender suas ideias de forma clara e objetiva.