Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os movimentos sociais brasileiros são fundamentais para a construção da democracia e para a garantia dos direitos humanos no país. Eles são compostos por organizações da sociedade civil que lutam por melhorias nas condições de vida das pessoas, por igualdade de direitos e por justiça social. Na aula de hoje, vamos aprender sobre alguns dos principais movimentos sociais brasileiros e como eles contribuíram para a história do país. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que ajudará a entender as necessidades e os desafios enfrentados pelos movimentos sociais e a criar soluções criativas para esses problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor iniciará a aula explicando o que são movimentos sociais brasileiros e a importância deles para a sociedade. Em seguida, apresentará o mapa de empatia aos alunos e explicará como ele será utilizado durante a aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá um movimento social brasileiro para pesquisar. Utilizando o mapa de empatia, eles deverão criar um perfil do movimento social.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará o seu mapa de empatia para a turma, explicando as principais características do movimento social pesquisado.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os movimentos sociais apresentados.Etapa 5 - Soluções criativas
Os grupos deverão criar soluções criativas para os problemas enfrentados pelos movimentos sociais pesquisados.Etapa 6 - Apresentação das soluções criativas
Cada grupo apresentará as soluções criativas criadas para a turma.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância dos movimentos sociais brasileiros e os desafios que eles enfrentam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
- Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para problemas sociais.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia e na apresentação dos movimentos sociais
- Criatividade e inovação na criação de soluções para os problemas enfrentados pelos movimentos sociais.
- Capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar oralmente.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na criação de soluções criativas.
- Conduzir a reflexão final sobre a importância dos movimentos sociais brasileiros.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar o mapa de empatia do movimento social atribuído ao grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo e na criação de soluções criativas.
- Apresentar o mapa de empatia e as soluções criativas para a turma.