Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os movimentos sociais brasileiros são uma parte importante da história do país e têm sido responsáveis por mudanças significativas na sociedade. Eles surgiram como uma forma de luta por direitos e justiça social, tanto no campo quanto na cidade. Os estudantes podem encontrar exemplos desses movimentos em sua comunidade, como manifestações por melhorias na educação, saúde ou transporte público.
Etapa 1 - Introdução
O professor introduz o tema dos movimentos sociais brasileiros e a metodologia ativa Gamificação.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos de alunos farão uma pesquisa sobre diferentes movimentos sociais brasileiros, tanto no campo quanto na cidade E deverão preencher os campos do mapa de registro.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os gruposcriarão um jogo para cada movimento social brasileiro escolhido. Eles deverão descrever como o jogo funciona, quais são os objetivos, os desafios e as recompensas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que ele é engajador. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os jogos apresentados.Etapa 6 - Discussão
O professor conduzirá uma discussão sobre os movimentos sociais brasileiros analisados pelos alunos. Eles deverão comparar os movimentos sociais brasileiros com outros movimentos sociais existentes em países latino-americanos, identificando semelhanças e diferenças.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando a importância dos movimentos sociais brasileiros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.
- Estimular a criatividade e a inovação.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de comparação e contraste.
- Estimular o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa de registro de jogos.
- Originalidade e criatividade dos jogos criados.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade de apresentação e comunicação.
- Habilidade de análise e comparação dos movimentos sociais brasileiros.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Gamificação.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação dos jogos.
- Conduzir a discussão e conclusão da aula.
- Avaliar a qualidade dos jogos e a participação dos alunos.
- Dar feedback construtivo aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e coletar informações sobre os movimentos sociais brasileiros.
- Criar jogos para cada movimento social escolhido.
- Apresentar os jogos para a turma.
- Participar da discussão e comparação dos movimentos sociais.
- Receber feedback do professor e dos colegas de classe.