Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os movimentos sociais brasileiros são uma parte importante da história do país e têm sido responsáveis por mudanças significativas na sociedade. Eles surgiram como uma forma de luta por direitos e justiça social, tanto no campo quanto na cidade. Os estudantes podem encontrar exemplos desses movimentos em sua comunidade, como manifestações por melhorias na educação, saúde ou transporte público.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor introduz o tema dos movimentos sociais brasileiros e a metodologia ativa Gamificação.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos de alunos farão uma pesquisa sobre diferentes movimentos sociais brasileiros, tanto no campo quanto na cidade E deverão preencher os campos do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os gruposcriarão um jogo para cada movimento social brasileiro escolhido. Eles deverão descrever como o jogo funciona, quais são os objetivos, os desafios e as recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que ele é engajador. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os jogos apresentados.

  6. Etapa 6 - Discussão

    O professor conduzirá uma discussão sobre os movimentos sociais brasileiros analisados pelos alunos. Eles deverão comparar os movimentos sociais brasileiros com outros movimentos sociais existentes em países latino-americanos, identificando semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando a importância dos movimentos sociais brasileiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comparação e contraste.
  • Estimular o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa de registro de jogos.
  • Originalidade e criatividade dos jogos criados.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade de apresentação e comunicação.
  • Habilidade de análise e comparação dos movimentos sociais brasileiros.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Gamificação.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos jogos.
  • Conduzir a discussão e conclusão da aula.
  • Avaliar a qualidade dos jogos e a participação dos alunos.
  • Dar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre os movimentos sociais brasileiros.
  • Criar jogos para cada movimento social escolhido.
  • Apresentar os jogos para a turma.
  • Participar da discussão e comparação dos movimentos sociais.
  • Receber feedback do professor e dos colegas de classe.