Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, iremos abordar os movimentos sociais brasileiros, importantes para a construção da história e da sociedade brasileira. Os movimentos sociais têm como objetivo lutar pelos direitos e interesses de grupos que se sentem excluídos ou marginalizados da sociedade. Eles podem ser encontrados em diversas áreas, como na luta por moradia, educação, saúde, direitos LGBTQIA+, entre outros. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos desenvolverão a habilidade de distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará o tema da aula e explicará o que são movimentos sociais.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Eles devem escolher qual movimento social irão defender e qual irão se opor.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o movimento social escolhido, sua história, objetivos, ações e conquistas. O professor pode disponibilizar materiais como textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Elaboração de argumentos
Com base na pesquisa, os grupos devem elaborar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deve apresentar os motivos pelos quais o movimento social é importante e suas conquistas. O grupo opositor deve apresentar os motivos pelos quais o movimento social não é importante e suas críticas.Etapa 5 - Observação
O grupo de observadores ficará responsável por coletar informações e dados relevantes para o debate.Etapa 6 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a mediação de uma banca julgadora. Os alunos devem utilizar a argumentação e o diálogo para defender suas posições.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais e como eles podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.
- Promover a compreensão dos alunos sobre a importância dos movimentos sociais na construção da sociedade brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Elaboração de argumentos coerentes e bem fundamentados.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Respeito às opiniões e ideias dos colegas.
- Reflexão crítica sobre a importância dos movimentos sociais.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os movimentos sociais.
- Mediar o debate entre os grupos.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica.
- Finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Pesquisar sobre o movimento social escolhido.
- Elaborar argumentos coerentes e bem fundamentados.
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
- Refletir criticamente sobre a importância dos movimentos sociais.