Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, iremos abordar os movimentos sociais brasileiros, importantes para a construção da história e da sociedade brasileira. Os movimentos sociais têm como objetivo lutar pelos direitos e interesses de grupos que se sentem excluídos ou marginalizados da sociedade. Eles podem ser encontrados em diversas áreas, como na luta por moradia, educação, saúde, direitos LGBTQIA+, entre outros. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos desenvolverão a habilidade de distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresentará o tema da aula e explicará o que são movimentos sociais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Eles devem escolher qual movimento social irão defender e qual irão se opor.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o movimento social escolhido, sua história, objetivos, ações e conquistas. O professor pode disponibilizar materiais como textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Elaboração de argumentos

    Com base na pesquisa, os grupos devem elaborar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deve apresentar os motivos pelos quais o movimento social é importante e suas conquistas. O grupo opositor deve apresentar os motivos pelos quais o movimento social não é importante e suas críticas.

  5. Etapa 5 - Observação

    O grupo de observadores ficará responsável por coletar informações e dados relevantes para o debate.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a mediação de uma banca julgadora. Os alunos devem utilizar a argumentação e o diálogo para defender suas posições.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais e como eles podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.
  • Promover a compreensão dos alunos sobre a importância dos movimentos sociais na construção da sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Elaboração de argumentos coerentes e bem fundamentados.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.
  • Reflexão crítica sobre a importância dos movimentos sociais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os movimentos sociais.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica.
  • Finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar sobre o movimento social escolhido.
  • Elaborar argumentos coerentes e bem fundamentados.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Refletir criticamente sobre a importância dos movimentos sociais.