Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os movimentos sociais brasileiros são uma forma de luta por direitos e mudanças sociais que têm sido muito presentes na história do país. Desde a época da colonização, diversos grupos se organizaram para reivindicar seus direitos e lutar contra a opressão. Nos últimos anos, vimos surgir movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Sem Teto (MTST) e o Movimento Passe Livre (MPL), que têm ganhado destaque na luta por moradia, transporte e outras demandas sociais. Nesta aula, vamos aprender sobre os movimentos sociais brasileiros, suas origens, principais objetivos e impactos na sociedade. Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução ao tema
O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre o que são movimentos sociais e qual a importância deles na sociedade. Em seguida, deve apresentar alguns exemplos de movimentos sociais brasileiros e suas reivindicações.Etapa 2 - - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos com até 6 alunos e, cada grupo, visitará uma estação.Etapa 3 - Estação 1
Na primeira estação, os alunos deverão pesquisar sobre a história dos movimentos sociais brasileiros e criar uma linha do tempo com os principais acontecimentos.Etapa 4 - Estação 2
Na segunda estação, os alunos deverão pesquisar sobre os principais movimentos sociais brasileiros na atualidade e criar um cartaz com informações sobre as reivindicações de cada um.Etapa 5 - Estação 3
Na terceira estação, os alunos deverão pesquisar sobre o papel dos movimentos sociais na transformação da sociedade e criar um vídeo curto explicando como os movimentos sociais podem influenciar a política e a sociedade.Etapa 6 - Socialização
Ao final das estações, os alunos devem se reunir em um grande grupo para apresentar os resultados das atividades e discutir sobre os principais aprendizados.Etapa 7 - Reflexão
O professor deve finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais na luta por direitos e mudanças sociais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Fomentar a criatividade e a produção de materiais visuais e audiovisuais.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a sociedade e a política.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das produções realizadas.
- Capacidade de reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
- Fomentar a reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas e produções com qualidade.
- Refletir criticamente sobre os movimentos sociais brasileiros.