Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os movimentos sociais brasileiros são uma forma de luta por direitos e mudanças sociais que têm sido muito presentes na história do país. Desde a época da colonização, diversos grupos se organizaram para reivindicar seus direitos e lutar contra a opressão. Nos últimos anos, vimos surgir movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Sem Teto (MTST) e o Movimento Passe Livre (MPL), que têm ganhado destaque na luta por moradia, transporte e outras demandas sociais. Nesta aula, vamos aprender sobre os movimentos sociais brasileiros, suas origens, principais objetivos e impactos na sociedade. Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre o que são movimentos sociais e qual a importância deles na sociedade. Em seguida, deve apresentar alguns exemplos de movimentos sociais brasileiros e suas reivindicações.

  2. Etapa 2 - - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos com até 6 alunos e, cada grupo, visitará uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos deverão pesquisar sobre a história dos movimentos sociais brasileiros e criar uma linha do tempo com os principais acontecimentos.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos deverão pesquisar sobre os principais movimentos sociais brasileiros na atualidade e criar um cartaz com informações sobre as reivindicações de cada um.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos deverão pesquisar sobre o papel dos movimentos sociais na transformação da sociedade e criar um vídeo curto explicando como os movimentos sociais podem influenciar a política e a sociedade.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos devem se reunir em um grande grupo para apresentar os resultados das atividades e discutir sobre os principais aprendizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    O professor deve finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais na luta por direitos e mudanças sociais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Fomentar a criatividade e a produção de materiais visuais e audiovisuais.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a sociedade e a política.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções realizadas.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre os movimentos sociais brasileiros.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e produções com qualidade.
  • Refletir criticamente sobre os movimentos sociais brasileiros.