Aula sobre Movimentos Sociais Brasileiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os movimentos sociais brasileiros são uma importante ferramenta de luta por direitos e justiça social. Eles surgiram a partir de diversas demandas da população, como a luta por melhores condições de trabalho, moradia, terra, educação, saúde, entre outras. Alguns exemplos de movimentos sociais brasileiros são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Sem Teto (MST), entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses movimentos e como eles se organizam para lutar por seus direitos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema e explicar a importância dos movimentos sociais brasileiros para a luta por direitos e justiça social. Serão apresentados exemplos de movimentos sociais e suas demandas.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema, que irá apresentar a história dos movimentos sociais brasileiros e suas principais demandas.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 alunos. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir um grupo sobre as sub-ideias apresentadas no mapa conceitual e como elas se relacionam com o tema central.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as relações entre as sub-ideias e o tema central.

  6. Etapa 6 - Debate

    Será aberto um debate sobre os movimentos sociais brasileiros, no qual os alunos poderão apresentar suas opiniões e questionamentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula reforçando a importância dos movimentos sociais brasileiros e como eles podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e compreensão de conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a importância dos movimentos sociais para a sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e coerência na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa no debate sobre os movimentos sociais brasileiros.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância dos movimentos sociais para a sociedade brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar o debate sobre os movimentos sociais brasileiros.
  • Concluir a aula reforçando a importância dos movimentos sociais para a sociedade brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e coerente.
  • Participar ativamente no debate sobre os movimentos sociais brasileiros.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância dos movimentos sociais para a sociedade brasileira.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa.