Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As mudanças climáticas são um tema atual e de grande importância para a sociedade. É importante que os alunos entendam como as atividades humanas podem afetar o clima e o meio ambiente. Nesta aula, os alunos criarão um diário de bordo sobre as mudanças climáticas na Terra.

  1. Etapa 1 - Problema

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 estudantes. Após a divisão, apresente o problema a seguir: _Como as atividades humanas afetam o clima e o meio ambiente?_ Em seguida, os alunos devem discutir possíveis respostas para o problema.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve criar um mapa mental com as possíveis respostas para o problema. Se possível, forneça cartolinas ou folhas de papel pardo para que os alunos possam escrever e desenhar.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com base nas respostas, os grupos devem escolher uma solução para o problema e justificar a escolha.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem criar um diário de bordo sobre as mudanças climáticas na Terra, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando os problemas encontrados e a solução proposta. Você pode montar um mural com os diários de bordo para exposição na escola.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, discutindo as iniciativas propostas pelos grupos e como elas podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental. Estimule a participação dos alunos na reflexão e na avaliação da atividade para seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no grupo.
  • Qualidade do mapa mental, da justificativa da solução escolhida e da confecção do diário de bordo.
  • Participação na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar a discussão em grupo.
  • Orientar e monitorar o processo de pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa mental com as possíveis respostas para o problema.
  • Participar da apresentação e reflexão final.