Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As mudanças climáticas são um dos principais desafios enfrentados pela humanidade na atualidade. As atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a poluição, têm contribuído para o aumento da temperatura global e a alteração dos padrões climáticos em todo o mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a temática de mudanças climáticas enfatizando suas causas e possíveis consequências. Use exemplos do cotidiano como o aumento do nível do mar, ou como o derretimento de geleiras.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 estudantes, depois, oriente-os para a realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Em grupo, os alunos devem pesquisar sobre iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Distribua os templates disponibilizados no material de apoio já impressos ou oriente os alunos a montarem seu próprio. A avaliação pode conter os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sobre as iniciativas pesquisadas. Estimule a participação dos outros estudantes nas discussões.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo avalia o outro conforme os critérios estabelecidos no template

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclusão da aula e reflexão sobre a importância da cooperação e da comunicação na busca por soluções para as mudanças climáticas

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Promover a reflexão crítica sobre a relação entre a atividade humana e as mudanças climáticas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação

Ações do professor

  • Apresentar o tema das mudanças climáticas e suas causas
  • Instruir os alunos para realizar a atividade
  • Estimular a discussão e participação dos alunos na atividade

Ações do aluno

  • Participar ativamente do grupo e das discussões em sala
  • Pesquisar e discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral
  • Avaliar os outros grupos conforme os critérios estabelecidos no template