Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As mudanças climáticas na Terra são um dos principais desafios enfrentados pela humanidade atualmente. O aumento da temperatura global, o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar e a intensificação de eventos climáticos extremos são algumas das consequências dessas mudanças. É importante que os alunos compreendam como essas mudanças afetam o planeta e a vida humana, e quais são as iniciativas que podem ser tomadas para combatê-las.

  1. Etapa 1 - Introdução (Entender)

    Inicie a aula explicando o que são mudanças climáticas e como elas afetam o planeta e a vida humana. Utilize exemplos de consequências como o derretimento das geleiras, e a intensificação de eventos extremos. Estimule a participação dos alunos com questionamentos diretos sobre o assunto como, por exemplo, “O que causa as mudanças climáticas?” ou “Quais possíveis consequências das mudanças climáticas?”

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve criar um mapa mental com as principais causas e consequências das mudanças climáticas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma iniciativa para combater as mudanças climáticas. Os alunos devem justificar sua escolha e explicar como essa iniciativa pode contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um cartaz ou folder explicando sua iniciativa, que podem ser feitos com papel ou cartolina.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu cartaz ou folder para a turma, explicando sua iniciativa e respondendo às perguntas dos colegas. Estimule a participação ativa dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de entender as mudanças climáticas e seus impactos. Estimule os alunos a realizarem colaborações durante sua fala.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de mudanças climáticas e suas consequências.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.
  • Compreender a importância das iniciativas para combater as mudanças climáticas.

Critérios de avaliação

  • Escolha de uma iniciativa relevante e coerente.
  • Organização do grupo.
  • Identificação correta das principais causas e consequências das mudanças climáticas.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de mudanças climáticas e suas consequências.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas mentais, cartazes e folders.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Criar mapas mentais, cartazes e folders.
  • Apresentar suas iniciativas para a turma.