Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente. É importante que os alunos compreendam a gravidade do problema e as consequências que podem surgir se não houver uma mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. Nessa aula, os alunos irão discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Mudanças climáticas na Terra" e explicando a importância de discutir o assunto para o futuro do planeta.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre uma iniciativa que contribua para restabelecer o equilíbrio ambiental, a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. Os alunos podem utilizar livros, revistas e jornais, além de pesquisas na internet.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos apresentam suas ideias e argumentos conforme a iniciativa pesquisa. Os outros grupos devem realizar perguntas e comentários críticos sobre as ideias apresentadas

  5. Etapa 5 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as iniciativas pesquisadas de cada grupo, com base em seus impactos ambientais, sociais e econômicos.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a avaliação

    Promova uma discussão sobre a avaliação feita pelos grupos, ressaltando pontos positivos dos trabalhos e pontos de melhoria nos grupos. Incentive a participação de todos

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre as ideias que foram discutidas e a viabilidade de aplicação das propostas pesquisadas. Aborde também, a avaliação realizada pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fomentar o debate e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as iniciativas pesquisadas.
  • Capacidade de avaliar os impactos ambientais, sociais e econômicos das iniciativas.
  • Participação no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o assunto.
  • Orientar os alunos na pesquisa e elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular o debate e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma iniciativa que contribua para restabelecer o equilíbrio ambiental.
  • Elaborar o template de avaliação por rubrica.
  • Participar do debate e apresentar suas ideias.