Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As mudanças climáticas na Terra é um tema atual e relevante, que afeta diretamente a vida de todos os seres vivos do planeta. É importante que os alunos compreendam como as ações humanas influenciam no clima e como isso pode impactar diretamente suas vidas. É possível encontrar exemplos das mudanças climáticas no cotidiano dos estudantes, como o aumento da temperatura, a diminuição de chuvas em determinadas épocas do ano, o aumento do nível do mar, entre outros. Nesta aula, a metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Rotação por Estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são as mudanças climáticas e como elas afetam o planeta. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as mudanças climáticas. O professor poderá utilizar o vídeo "O que são as mudanças climáticas?" disponível no YouTube. Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão responder a um questionário sobre o que aprenderam.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo

    Nesta estação, os alunos participarão de um jogo sobre as mudanças climáticas. Utilize o jogo "Climate Challenge" disponível no site da BBC. Após jogarem, os alunos deverão discutir em grupo sobre as principais causas das mudanças climáticas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre as possíveis soluções para as mudanças climáticas. Divida a turma em dois grupos e cada grupo terá que defender uma posição. Após o debate, os alunos deverão registrar as principais ideias discutidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas nas estações e reforçando a importância da conscientização sobre as mudanças climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre questões ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder ao questionário.
  • Participar do jogo e discutir as principais causas das mudanças climáticas.
  • Participar do debate e registrar as principais ideias discutidas.