Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As mudanças climáticas na Terra é um tema atual e relevante, que afeta diretamente a vida de todos os seres vivos do planeta. É importante que os alunos compreendam como as ações humanas influenciam no clima e como isso pode impactar diretamente suas vidas. É possível encontrar exemplos das mudanças climáticas no cotidiano dos estudantes, como o aumento da temperatura, a diminuição de chuvas em determinadas épocas do ano, o aumento do nível do mar, entre outros. Nesta aula, a metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Rotação por Estações
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são as mudanças climáticas e como elas afetam o planeta. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia utilizada.Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as mudanças climáticas. O professor poderá utilizar o vídeo "O que são as mudanças climáticas?" disponível no YouTube. Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão responder a um questionário sobre o que aprenderam.Etapa 3 - Estação 2 - Jogo
Nesta estação, os alunos participarão de um jogo sobre as mudanças climáticas. Utilize o jogo "Climate Challenge" disponível no site da BBC. Após jogarem, os alunos deverão discutir em grupo sobre as principais causas das mudanças climáticas.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre as possíveis soluções para as mudanças climáticas. Divida a turma em dois grupos e cada grupo terá que defender uma posição. Após o debate, os alunos deverão registrar as principais ideias discutidas.Etapa 5 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas nas estações e reforçando a importância da conscientização sobre as mudanças climáticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre questões ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias no debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e responder ao questionário.
- Participar do jogo e discutir as principais causas das mudanças climáticas.
- Participar do debate e registrar as principais ideias discutidas.