Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As mudanças climáticas têm sido um dos principais temas da atualidade, afetando a vida de todas as pessoas no planeta. Nesta aula, será discutido como as atividades humanas têm impactado o clima da Terra e quais iniciativas podem ser tomadas para restabelecer o equilíbrio ambiental. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema. Exemplos práticos como desmatamento, queimadas, aumento da temperatura global e seus efeitos serão apresentados para os estudantes, a fim de que entendam os impactos das mudanças climáticas em suas vidas.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e explicando como a metodologia ativa será aplicada. Em seguida, dê exemplos práticos sobre as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão acessar vídeos e textos pré-selecionados pelo professor sobre as mudanças climáticas e como elas afetam a Terra. O objetivo é que os estudantes cheguem à aula já com um conhecimento prévio do tema.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes organizem o conhecimento adquirido sobre as mudanças climáticas de forma clara e objetiva.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações apresentadas em seus mapas conceituais. O objetivo é que os estudantes compartilhem seus conhecimentos e aprendam com os colegas.Etapa 5 - Apresentação em plenária
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual e suas conclusões sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação e apresentação de ideias.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o que foi discutido na aula e como as iniciativas individuais podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental.Etapa 7 - Atividade de fixação
Os alunos deverão responder a um questionário sobre as mudanças climáticas e suas consequências. O objetivo é que os estudantes fixem o conhecimento adquirido durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de ideias.
- Estimular a organização do conhecimento de forma clara e objetiva.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e estudo prévio.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos.
- Desenvolver a habilidade de discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.
Critérios de avaliação
- Organização do mapa conceitual.
- Participação nas discussões em grupo.
- Qualidade da apresentação em plenária.
- Respostas corretas no questionário de fixação.
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Selecionar vídeos e textos pré-selecionados sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar as atividades propostas.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Acessar os vídeos e textos pré-selecionados sobre o tema.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar de forma clara e objetiva o mapa conceitual em plenária.
- Responder corretamente ao questionário de fixação.