Aula sobre Mudancas Climaticas Na Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As mudanças climáticas têm sido um dos principais temas da atualidade, afetando a vida de todas as pessoas no planeta. Nesta aula, será discutido como as atividades humanas têm impactado o clima da Terra e quais iniciativas podem ser tomadas para restabelecer o equilíbrio ambiental. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema. Exemplos práticos como desmatamento, queimadas, aumento da temperatura global e seus efeitos serão apresentados para os estudantes, a fim de que entendam os impactos das mudanças climáticas em suas vidas.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando como a metodologia ativa será aplicada. Em seguida, dê exemplos práticos sobre as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão acessar vídeos e textos pré-selecionados pelo professor sobre as mudanças climáticas e como elas afetam a Terra. O objetivo é que os estudantes cheguem à aula já com um conhecimento prévio do tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes organizem o conhecimento adquirido sobre as mudanças climáticas de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações apresentadas em seus mapas conceituais. O objetivo é que os estudantes compartilhem seus conhecimentos e aprendam com os colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação em plenária

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual e suas conclusões sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação e apresentação de ideias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o que foi discutido na aula e como as iniciativas individuais podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  7. Etapa 7 - Atividade de fixação

    Os alunos deverão responder a um questionário sobre as mudanças climáticas e suas consequências. O objetivo é que os estudantes fixem o conhecimento adquirido durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de ideias.
  • Estimular a organização do conhecimento de forma clara e objetiva.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e estudo prévio.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos.
  • Desenvolver a habilidade de discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.

Critérios de avaliação

  • Organização do mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação em plenária.
  • Respostas corretas no questionário de fixação.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Selecionar vídeos e textos pré-selecionados sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar as atividades propostas.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Acessar os vídeos e textos pré-selecionados sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o mapa conceitual em plenária.
  • Responder corretamente ao questionário de fixação.