Aula sobre Mudancas Climaticas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
As mudanças climáticas são um tema atual e muito importante para ser discutido em sala de aula. Elas afetam diretamente a vida de todos os seres vivos do planeta e são resultados de ações humanas que têm causado o aumento da temperatura da Terra. O objetivo desta aula é discutir o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, e as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial, como a queima dos combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema e explicar a importância de discutir as mudanças climáticas. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema, como o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar, para despertar o interesse dos alunos.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que eles possam entender melhor as dores e ganhos relacionados ao tema das mudanças climáticas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e será aberta uma discussão em grupo sobre as dores e ganhos identificados. Você deverá auxiliar na discussão fazendo perguntas para que os alunos possam refletir sobre o tema.Etapa 4 - Apresentação de propostas
Cada grupo deverá apresentar uma proposta para a reversão ou controle das mudanças climáticas. Você poderá auxiliar na elaboração das propostas e incentivar a criatividade dos alunos.Etapa 5 - Votação das propostas
As propostas serão apresentadas para toda a turma e os alunos poderão votar na proposta que consideram mais viável e eficiente.Etapa 6 - Implementação da proposta
O grupo vencedor apresentará como sua proposta poderia ser implementada na vida real e como a sociedade poderia ser beneficiada com ela.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve reflexão sobre a aula e reforçará a importância de discutir as mudanças climáticas e de se buscar soluções para o problema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as dores e ganhos relacionados ao tema das mudanças climáticas;
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de propostas para a reversão ou controle das mudanças climáticas;
- Desenvolver a habilidade de apresentação e argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia;
- Criatividade na elaboração da proposta;
- Coerência e viabilidade da proposta apresentada;
- Habilidade de apresentação e argumentação;
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Auxiliar na criação do mapa de empatia;
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração das propostas;
- Incentivar a participação de todos os alunos nas discussões em grupo;
- Fazer uma reflexão sobre a aula e reforçar a importância de discutir as mudanças climáticas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia;
- Elaborar uma proposta criativa e viável para a reversão ou controle das mudanças climáticas;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Apresentar a proposta de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre a importância de discutir e buscar soluções para as mudanças climáticas.