Aula sobre Mudancas Climaticas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Mudanças Climáticas" e trabalhar com a metodologia ativa de Estudo de Caso. Esse tema é muito importante, pois tem sido amplamente discutido nos últimos anos, devido aos impactos que as mudanças climáticas podem trazer para o nosso planeta e para a nossa vida. As mudanças climáticas são causadas por ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, e podem levar a eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor. Por isso, é fundamental que os estudantes entendam a importância de cuidarmos do nosso planeta e saibam como podem contribuir para a redução dos impactos das mudanças climáticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação de grupos

    Apresentar o tema "Mudanças Climáticas" e explicar como a metodologia de Estudo de Caso será trabalhada na aula. Os estudantes serão divididos em grupos de três a quatro pessoas e cada grupo escolherá um tema relacionado às mudanças climáticas para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir o problema que será trabalhado, fazendo uma pesquisa sobre o tema escolhido. Eles devem identificar quais são as causas do problema, quem é afetado por ele e quais são as possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisar sobre o tema escolhido. Eles devem coletar dados que possam ajudá-los a entender melhor o problema e as possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Eles devem discutir se é possível evitar o problema e como isso poderia ser feito.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles devem identificar as semelhanças e diferenças entre os dados coletados e os dados oficiais.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão discutir possíveis soluções para o problema identificado. Eles devem pensar em ações que possam ser tomadas para contribuir com a disseminação da informação e com a redução dos impactos das mudanças climáticas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados do seu trabalho para a turma. Eles devem apresentar o problema identificado, as causas, as possíveis soluções e as ações que pensaram para contribuir com a redução dos impactos das mudanças climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar problemas relacionados às mudanças climáticas e propor soluções para esses problemas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Promover a pesquisa e a análise crítica de dados sobre o tema das mudanças climáticas.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado às mudanças climáticas.
  • Análise crítica dos dados coletados e dos dados oficiais.
  • Proposta de soluções para o problema identificado.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados do trabalho.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Mudanças Climáticas" e explicar como a metodologia de Estudo de Caso será trabalhada na aula.
  • Orientar os estudantes na escolha do tema e na definição do problema.
  • Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na proposição de soluções.
  • Avaliar e dar feedback para os grupos durante o processo de trabalho.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na identificação do problema e na proposição de soluções.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o tema escolhido.
  • Analisar criticamente os dados coletados e os dados oficiais.
  • Apresentar os resultados do trabalho para a turma.