Aula sobre Mudancas Climaticas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As mudanças climáticas são um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano. Ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, têm contribuído para o aumento do efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. É importante que os estudantes compreendam a gravidade desse problema e como eles podem contribuir para a reversão ou controle desse quadro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula apresentando o tema das mudanças climáticas e suas causas. Os alunos podem compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo recebe uma folha de papel e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos começam a criar o jogo de tabuleiro sobre as mudanças climáticas e suas causas. Eles devem criar um nome para o jogo e definir as regras. Cada grupo deve criar perguntas e ações relacionadas ao tema e seus subtópicos, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, entre outros. O tabuleiro deve ter 51 casas e os alunos devem desenhar e colorir o tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar as regras, as perguntas e ações do jogo e como elas se relacionam com as mudanças climáticas e suas causas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo o que aprenderam sobre as mudanças climáticas e como podem contribuir para a reversão ou controle desse quadro.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância da conscientização sobre as mudanças climáticas e como cada um pode contribuir para a redução do impacto ambiental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências para o planeta.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Incentivar a reflexão sobre as ações humanas que contribuem para as mudanças climáticas e como cada um pode contribuir para a reversão ou controle desse quadro.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema das mudanças climáticas e suas causas.
  • Participação na discussão em grupo sobre as mudanças climáticas e como cada um pode contribuir para a redução do impacto ambiental.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das mudanças climáticas e suas causas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo sobre as mudanças climáticas e como cada um pode contribuir para a redução do impacto ambiental.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações relacionadas ao tema das mudanças climáticas e suas causas.
  • Participar da discussão em grupo sobre as mudanças climáticas e como cada um pode contribuir para a redução do impacto ambiental.