Aula sobre Mudancas Climaticas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A mudança climática é um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano e afeta a todos. É importante que os estudantes compreendam o mecanismo natural do efeito estufa e como as ações humanas contribuem para o seu aumento artificial. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, a fim de que os estudantes possam desenvolver a habilidade de discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema e contextualizar a importância da discussão sobre mudanças climáticas. Para isso, você poderá utilizar imagens e vídeos que ajudem a ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que contribuem para o seu aumento artificial. Cada grupo deverá discutir o texto e elaborar um resumo com as principais informações.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos deverão apresentar seus resumos e, em seguida, será iniciado um debate crítico sobre o tema. Você deverá mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupos, irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Seleção e implementação de propostas

    Os grupos deverão selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa. Você deverá orientar os grupos e incentivar a criatividade na elaboração das propostas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas

    Cada grupo deverá apresentar suas propostas para a turma e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promover uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos poderão comentar sobre o que aprenderam e como a metodologia ajudou no desenvolvimento da habilidade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Estimular a criatividade na elaboração de propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Promover a participação ativa dos alunos na discussão do tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Elaboração de resumo com as principais informações sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que contribuem para o seu aumento artificial.
  • Criação do template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.
  • Seleção e implementação de propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Apresentação clara e objetiva das propostas elaboradas.

Ações do professor

  • Promover a discussão em grupo e mediar o debate crítico.
  • Orientar os grupos na seleção e implementação de propostas.
  • Estimular a criatividade na elaboração das propostas.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos na discussão e elaboração das propostas.
  • Promover uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar um resumo com as principais informações sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que contribuem para o seu aumento artificial.
  • Criar o template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.
  • Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Apresentar as propostas elaboradas de forma clara e objetiva.