Aula sobre Mudancas Climaticas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As mudanças climáticas são um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano. Elas estão relacionadas ao aumento da temperatura global, que pode causar uma série de problemas para o meio ambiente e para a vida na Terra, como o aumento do nível do mar, a intensificação de eventos climáticos extremos, a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros. A proposta é que por meio da metodologia ativa Rotação por estações os alunos possam discutir o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel na manutenção da vida na Terra e as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Começar explicando aos alunos o que são mudanças climáticas e qual a importância do tema. Em seguida, apresentar o mecanismo natural do efeito estufa e como ele funciona. É importante que os alunos entendam que o efeito estufa é um processo natural e fundamental para a manutenção da vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Atividade 1

    Nesta estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre as mudanças climáticas e responder a algumas questões relacionadas ao tema. O objetivo é que eles compreendam melhor o conceito e as causas das mudanças climáticas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Atividade 2

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar sobre as principais ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as queimadas. Eles devem elaborar um texto explicando cada uma dessas ações e seus impactos no meio ambiente.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Atividade 3

    Nesta estação, os alunos devem discutir em grupo propostas para a reversão ou controle das mudanças climáticas. Eles podem propor ações individuais, como reduzir o consumo de energia elétrica em casa, ou ações coletivas, como pressionar governos e empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação das propostas

    Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas propostas para a turma. Você deve estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fazer uma síntese das principais ideias discutidas durante a aula e reforçar a importância de cada um fazer sua parte para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle das mudanças climáticas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fomentar a reflexão sobre a importância das ações humanas na preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conceito de mudanças climáticas e do mecanismo natural do efeito estufa.
  • Clareza e objetividade na apresentação das propostas para a reversão ou controle das mudanças climáticas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de mudanças climáticas e do mecanismo natural do efeito estufa.
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer sínteses das principais ideias discutidas durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar sobre as principais ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa.
  • Propor ações individuais e coletivas para a reversão ou controle das mudanças climáticas.