Aula sobre Mudancas Climaticas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As mudanças climáticas são um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano, afetando desde a agricultura até a saúde pública. É importante que os alunos do 7º ano do ensino fundamental compreendam o mecanismo natural do efeito estufa, fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, e como as ações humanas estão aumentando artificialmente esse fenômeno.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar aos alunos o tema "Mudanças Climáticas" e explicar o que é o efeito estufa e como ele afeta o planeta. Para isso, você poderá utilizar imagens e vídeos para ilustrar a explicação.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos, deverão previamente, assistir a um vídeo ou ler um texto, indicado por você professor, sobre as mudanças climáticas e o efeito estufa. Na aula, eles irão discutir em grupos de 4 pessoas sobre o que aprenderam e compartilhar suas ideias com a turma.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo irá preencher o template com as informações discutidas na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações presentes nos templates e selecionar as ações que consideram mais importantes para a reversão ou controle das mudanças climáticas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar as ações selecionadas para a turma e justificar sua escolha.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Você irá conduzir uma reflexão sobre as ações selecionadas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerrar a aula reforçando a importância de se pensar em ações para reverter ou controlar as mudanças climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre ações para reverter ou controlar as mudanças climáticas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade e coerência das informações presentes nos templates de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Seleção adequada de ações para reverter ou controlar as mudanças climáticas.

Ações do professor

  • Utilizar imagens e vídeos para ilustrar a explicação do tema.
  • Conduzir a discussão em grupo para garantir a participação de todos os alunos.
  • Conduzir a reflexão sobre as ações selecionadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Selecionar adequadamente as ações para reverter ou controlar as mudanças climáticas.