Mudanças de estado físico da matéria - parte 2

Nesta aula de Ciências, vamos aprofundar os estudos sobre mudanças de estado físico da matéria. Acompanhe o vídeo a seguir e vamos juntos entrar no mundo das ciências. Divirta-se! 😄

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em qual estado físico da matéria as partículas ficam mais próximas umas das outras?

    A) Sólido.

    B) Líquido.

    C) Gasoso.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Para contextualizar o assunto, retome a aula anterior, relembrando os conceitos de sólido, líquido e gasoso, e introduza os conceitos de fusão, solidificação, vaporização e condensação. Em seguida, pode exemplificar esses processos com situações cotidianas, como o derretimento do gelo, o cozimento de alimentos e a formação de nuvens.
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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    Explique para os alunos que a matéria pode mudar de estado físico, passando de sólido para líquido, líquido para gasoso, e vice-versa. Além disso, é importante destacar que essas mudanças ocorrem por meio de processos que envolvem energia, como a fusão, a solidificação, a vaporização e a condensação. Para tornar o assunto mais interessante, você pode apresentar exemplos práticos, como a transformação da água em gelo, a evaporação da água em uma panela quente e a condensação do vapor de água em uma superfície fria.
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  5. 5. Estudo de Caso:

    Inicie a aula relembrando o que foi estudado na aula anterior sobre as mudanças de estado físico da matéria e faça uma breve revisão dos conceitos. Em seguida, apresente aos alunos exemplos práticos de mudanças de estado físico que ocorrem no dia a dia, como a formação de gelo em uma garrafa de água, a evaporação da água em uma panela quente, entre outros.
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  6. 6. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto por meio de exemplos práticos, como a mudança de estado físico da água em diferentes situações, como em um copo com gelo, em uma panela no fogo, em um ambiente com baixa temperatura, entre outros.

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  7. 7. Design Sprint:

    Explique para os alunos que a matéria pode mudar de estado físico, passando de sólido para líquido, líquido para gasoso, e vice-versa. Além disso, é importante destacar que essas mudanças ocorrem por meio de processos que envolvem energia, como a fusão, a solidificação, a vaporização e a condensação. Para tornar o assunto mais interessante, você pode apresentar exemplos práticos, como a transformação da água em gelo, a evaporação da água em uma panela quente e a condensação do vapor de água em uma superfície fria.
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  8. 8. Ensino Híbrido:

    Após a aula anterior sobre mudanças de estado físico da matéria, é importante reforçar os conceitos aprendidos e apresentar novas informações, como os processos de sublimação e deposição. Para isso, os alunos serão desafiados a criar um registro de aprendizagem durante a aula, utilizando recursos analógicos.
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