Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Para contextualizar o assunto, retome a aula anterior, relembrando os conceitos de sólido, líquido e gasoso, e introduza os conceitos de fusão, solidificação, vaporização e condensação. Em seguida, pode exemplificar esses processos com situações cotidianas, como o derretimento do gelo, o cozimento de alimentos e a formação de nuvens.
Etapa 1 - Problematização
A partir da contextualização, proponha aos alunos a seguinte questão: Como explicar as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo de constituição submicroscópica?Etapa 2 - Projeto
Para responder à questão proposta, os alunos serão organizados em grupos e deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Cada grupo terá como tarefa investigar um dos processos de mudança de estado físico da matéria (fusão, solidificação, vaporização ou condensação) e apresentar suas conclusões aos demais grupos.Etapa 3 - Desenvolvimento
Nessa etapa, os alunos deverão pesquisar sobre o processo de mudança de estado físico da matéria que foi atribuído a seu grupo, utilizando recursos diversos, como livros, revistas e enciclopédias. Com base nas informações coletadas, deverão criar um roteiro para apresentar suas conclusões aos demais grupos, seguindo os critérios de avaliação estabelecidos no template.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar suas conclusões aos demais, seguindo o roteiro previamente elaborado. Durante as apresentações, os demais grupos deverão preencher o template de avaliação por pares, que será utilizado para a avaliação final.Etapa 5 - Avaliação
Cada grupo receberá uma nota de 1 a 5 em cada critério, que será calculada pela média das notas atribuídas pelos demais grupos.Etapa 6 - Sistematização
Para finalizar a aula, você poderá retomar as conclusões apresentadas pelos grupos e fazer uma síntese das principais ideias exploradas. Também pode propor uma reflexão sobre a importância de compreender as mudanças de estado físico da matéria para entender fenômenos naturais e tecnológicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de investigação e pesquisa;
- Estimular a capacidade de trabalhar em grupo;
- Incentivar a comunicação oral e escrita;
- Promover o aprendizado sobre as mudanças de estado físico da matéria;
- Desenvolver a habilidade de explicar fenômenos naturais com base em modelos teóricos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto;
- Propor a questão-problema;
- Orientar os grupos;
- Avaliar a apresentação dos grupos;
- Sistematizar as principais ideias.
Ações do aluno
- Investigar e pesquisar sobre o processo de mudança de estado físico da matéria;
- Criar um roteiro para apresentar suas conclusões aos demais grupos;
- Apresentar suas conclusões aos demais grupos;
- Avaliar as apresentações dos demais grupos;
- Refletir sobre as principais ideias apresentadas.