Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para contextualizar o assunto, retome a aula anterior, relembrando os conceitos de sólido, líquido e gasoso, e introduza os conceitos de fusão, solidificação, vaporização e condensação. Em seguida, pode exemplificar esses processos com situações cotidianas, como o derretimento do gelo, o cozimento de alimentos e a formação de nuvens.

  1. Etapa 1 - Problematização

    A partir da contextualização, proponha aos alunos a seguinte questão: Como explicar as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo de constituição submicroscópica?

  2. Etapa 2 - Projeto

    Para responder à questão proposta, os alunos serão organizados em grupos e deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Cada grupo terá como tarefa investigar um dos processos de mudança de estado físico da matéria (fusão, solidificação, vaporização ou condensação) e apresentar suas conclusões aos demais grupos.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Nessa etapa, os alunos deverão pesquisar sobre o processo de mudança de estado físico da matéria que foi atribuído a seu grupo, utilizando recursos diversos, como livros, revistas e enciclopédias. Com base nas informações coletadas, deverão criar um roteiro para apresentar suas conclusões aos demais grupos, seguindo os critérios de avaliação estabelecidos no template.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões aos demais, seguindo o roteiro previamente elaborado. Durante as apresentações, os demais grupos deverão preencher o template de avaliação por pares, que será utilizado para a avaliação final.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Cada grupo receberá uma nota de 1 a 5 em cada critério, que será calculada pela média das notas atribuídas pelos demais grupos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Para finalizar a aula, você poderá retomar as conclusões apresentadas pelos grupos e fazer uma síntese das principais ideias exploradas. Também pode propor uma reflexão sobre a importância de compreender as mudanças de estado físico da matéria para entender fenômenos naturais e tecnológicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação e pesquisa;
  • Estimular a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Incentivar a comunicação oral e escrita;
  • Promover o aprendizado sobre as mudanças de estado físico da matéria;
  • Desenvolver a habilidade de explicar fenômenos naturais com base em modelos teóricos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Propor a questão-problema;
  • Orientar os grupos;
  • Avaliar a apresentação dos grupos;
  • Sistematizar as principais ideias.

Ações do aluno

  • Investigar e pesquisar sobre o processo de mudança de estado físico da matéria;
  • Criar um roteiro para apresentar suas conclusões aos demais grupos;
  • Apresentar suas conclusões aos demais grupos;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos;
  • Refletir sobre as principais ideias apresentadas.