Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Explique para os alunos que a matéria pode mudar de estado físico, passando de sólido para líquido, líquido para gasoso, e vice-versa. Além disso, é importante destacar que essas mudanças ocorrem por meio de processos que envolvem energia, como a fusão, a solidificação, a vaporização e a condensação. Para tornar o assunto mais interessante, você pode apresentar exemplos práticos, como a transformação da água em gelo, a evaporação da água em uma panela quente e a condensação do vapor de água em uma superfície fria.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Contextualizar o assunto, apresentando exemplos práticos e cotidianos, como a transformação da água em gelo e vapor, e explicando a importância das mudanças de estado físico da matéria.

  2. Etapa 2 - Divisão em Grupos

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos para a elaboração do template de avaliação.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Template de Avaliação

    Os grupos irão elaborar o template de avaliação, contendo os critérios de avaliação e a escala de notas de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os grupos irão discutir e apresentar seus argumentos sobre as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo submicroscópico.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seus argumentos de forma clara e objetiva, utilizando recursos diversos como cartazes e desenhos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por Pares

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos demais grupos com base no template de avaliação elaborado no início da aula.

  7. Etapa 7 - Discussão Geral

    Conduzir uma discussão geral sobre as mudanças de estado físico da matéria, ressaltando os principais pontos abordados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de investigação científica dos alunos;
  • Estimular a criatividade e colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos;
  • Compreender as mudanças de estados físicos da matéria;
  • Compreender as transformações da matéria com base no modelo submicroscópico.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo na elaboração do template de avaliação;
  • Construção dos argumentos com base no modelo submicroscópico;
  • Apresentação clara e objetiva;
  • Participação ativa dos alunos nas discussões;
  • Desempenho geral do grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto, apresentando exemplos práticos e cotidianos;
  • Dividir a turma em grupos para elaboração do template de avaliação;
  • Estimular a criatividade e colaboração entre os alunos;
  • Orientar os alunos na construção dos argumentos e apresentação;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios pré-estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na elaboração do template de avaliação;
  • Pesquisar e discutir sobre as mudanças de estado físico da matéria;
  • Elaborar argumentos com base no modelo submicroscópico;
  • Apresentar de forma clara e objetiva;
  • Avaliar o desempenho do grupo conforme os critérios estabelecidos.