Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Explique para os alunos que a matéria pode mudar de estado físico, passando de sólido para líquido, líquido para gasoso, e vice-versa. Além disso, é importante destacar que essas mudanças ocorrem por meio de processos que envolvem energia, como a fusão, a solidificação, a vaporização e a condensação. Para tornar o assunto mais interessante, você pode apresentar exemplos práticos, como a transformação da água em gelo, a evaporação da água em uma panela quente e a condensação do vapor de água em uma superfície fria.

  1. Etapa 1 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas. Para isso, eles deverão definir cada uma das etapas, como será feita a investigação e quais serão as ferramentas utilizadas.


  2. Etapa 2 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual será o template final a ser utilizado para a investigação das mudanças de estado físico da matéria. Nessa etapa, é importante que os alunos sejam estimulados a justificar suas escolhas e argumentar em defesa do template que consideram mais adequado.


  3. Etapa 3 - Prototipar

    Com o template final definido, cada grupo deverá colocá-lo em prática, realizando uma investigação sobre as mudanças de estado físico da matéria. Para isso, eles poderão utilizar diferentes materiais, como água, gelo, panelas, termômetros, entre outros.


  4. Etapa 4 - Testar

    Os grupos deverão apresentar suas investigações para a turma e testar o template de design sprint criado por eles. Nessa etapa, é importante que os alunos avaliem o processo e o resultado da investigação, identificando pontos positivos e negativos e sugerindo possíveis melhorias.


  5. Etapa 5 - Sistematizar

    Nessa etapa, você deverá reunir as principais informações levantadas pelos grupos e sistematizá-las em um quadro ou painel. É importante que os alunos sejam estimulados a fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido e a relacionar as informações com o modelo de constituição submicroscópica.


  6. Etapa 6 - Apresentar

    Por fim, cada grupo deverá apresentar suas investigações e o template de design sprint criado para a turma. Nessa etapa, é importante que os alunos sejam avaliados considerando os critérios definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de investigação e experimentação.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Relacionar as mudanças de estado físico da matéria com o modelo de constituição submicroscópica.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade do template de design sprint criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação das investigações.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar o processo de criação do template de design sprint.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos resultados obtidos pelos grupos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar e participar ativamente do processo de criação do template de design sprint.
  • Realizar a investigação com dedicação e responsabilidade.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.