Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Após a aula anterior sobre mudanças de estado físico da matéria, é importante reforçar os conceitos aprendidos e apresentar novas informações, como os processos de sublimação e deposição. Para isso, os alunos serão desafiados a criar um registro de aprendizagem durante a aula, utilizando recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles lembram sobre as mudanças de estado físico da matéria e apresentar o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresentar os processos de sublimação e deposição, utilizando exemplos práticos e materiais diversos, como desenhos e maquetes.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out e espaço para anotações.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo escolhe um processo de mudança de estado físico da matéria para pesquisar e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Cada grupo apresenta seu processo de mudança de estado físico da matéria e os alunos registram as informações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliar o trabalho dos alunos, utilizando critérios como organização das informações, clareza na apresentação e compreensão dos conceitos.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Fornecer feedback para os alunos, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ativar conhecimentos prévios e estabelecer o objetivo da aula.
  • Explorar novos conceitos e contextualizar a teoria
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de organização de informações.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de comunicação oral.
  • Verificar a compreensão dos alunos e desenvolver habilidades de registro de informações.

Critérios de avaliação

  • Organização das informações
  • Clareza na apresentação
  • Compreensão dos conceitos.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos
  • Dividir os alunos em grupos
  • Orientar a pesquisa
  • Avaliar o trabalho dos alunos
  • Fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Participar do Check-in
  • Criar o template de registro de aprendizagem
  • Pesquisar e apresentar o processo de mudança de estado físico da matéria
  • Registrar as informações no template
  • Receber feedback do professor