Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula relembrando o que foi estudado na aula anterior sobre as mudanças de estado físico da matéria e faça uma breve revisão dos conceitos. Em seguida, apresente aos alunos exemplos práticos de mudanças de estado físico que ocorrem no dia a dia, como a formação de gelo em uma garrafa de água, a evaporação da água em uma panela quente, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução ao Estudo de Caso

    Após a contextualização, apresente aos alunos o estudo de caso sobre as mudanças de estado físico da matéria. Explique o que é um estudo de caso e como ele será aplicado na aula.

  2. Etapa 2 - Leitura do Estudo de Caso

    Distribua o estudo de caso impresso aos alunos e peça para que eles leiam atentamente. Oriente-os a sublinhar as informações mais relevantes e identificar as lacunas que deverão ser preenchidas no template de infográfico.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e peça para discutirem e analisarem o estudo de caso. Oriente-os a identificar as informações mais importantes e a preencher as lacunas no template de infográfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo deverá apresentar o seu template de infográfico para a turma, explicando as informações que foram preenchidas e discutindo as mudanças de estado físico da matéria que foram abordadas no estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre as mudanças de estado físico da matéria. Oriente os alunos a discutirem as informações apresentadas pelos colegas e a tirarem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Produção de Texto

    Peça para que os alunos produzam um texto explicando as mudanças de estado físico da matéria abordadas no estudo de caso. Oriente-os a utilizar as informações apresentadas pelos colegas e a relacioná-las com os conceitos estudados anteriormente.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar a participação dos alunos durante a aula, a qualidade do template de infográfico produzido, a participação no debate e a produção de texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Promover o debate e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação durante a aula;
  • Qualidade do template de infográfico produzido;
  • Participação no debate;
  • Coerência e clareza na produção de texto;
  • Utilização correta dos conceitos estudados.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos durante a leitura do estudo de caso;
  • Promover o debate em sala de aula;
  • Avaliar a participação dos alunos;
  • Fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Ler atentamente o estudo de caso;
  • Identificar as lacunas no template de infográfico;
  • Discutir em grupo e preencher o template de infográfico;
  • Participar do debate;
  • Produzir um texto explicando as mudanças de estado físico da matéria.