Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto por meio de exemplos práticos, como a mudança de estado físico da água em diferentes situações, como em um copo com gelo, em uma panela no fogo, em um ambiente com baixa temperatura, entre outros.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzir o tema por meio de uma discussão em grupo sobre as mudanças de estado físico da matéria e como elas ocorrem. Utilize perguntas norteadoras para incentivar a participação dos alunos, como "O que acontece com a água quando é aquecida?" ou "Por que o gelo derrete quando fica em contato com o ambiente?"

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Dividir a turma em grupos e crie estações com diferentes materiais para que os alunos possam investigar as mudanças de estado físico da matéria. Os materiais podem incluir: água, gelo, panela, fogo, termômetro, entre outros. Cada estação deve ter uma atividade específica para que os alunos possam registrar suas observações e conclusões.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como eles devem utilizá-la para avaliar a atividade. Os alunos devem registrar em um template os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade e suas experiências nas estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações sobre as mudanças de estado físico da matéria.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica das atividades e experiências vividas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Registro correto e completo das observações nas estações.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e criar as estações.
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs e como utilizá-la.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões e nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Registrar corretamente as observações nas estações.
  • Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.