Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A matéria está presente em tudo ao nosso redor e as mudanças de estado físico da matéria são muito comuns no nosso cotidiano. Por exemplo, quando a água é aquecida, ela passa do estado sólido para o líquido e, em seguida, para o estado gasoso. O objetivo desta aula é investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos práticos de mudanças de estado físico da matéria, como a fusão do gelo, a evaporação da água, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos deverão pesquisar e discutir sobre as mudanças de estado físico da matéria e como elas ocorrem. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos, em grupos, irão criar um diário de bordo sobre o tema, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente e auxilie os grupos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando suas descobertas e soluções para os problemas encontrados durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de mudanças de estado físico da matéria, como a produção de gelo seco, a condensação do vapor d'água, entre outros.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso da matéria no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do template.
  • Qualidade do template criado pelo grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Reflexão final sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do template.
  • Apresentar exemplos práticos de mudanças de estado físico da matéria.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso da matéria no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do template.
  • Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.