Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As mudanças de estado físico da matéria são importantes para a compreensão dos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no nosso dia a dia. O objetivo desta aula é que os alunos investiguem as mudanças de estado físico da matéria e expliquem essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Exemplos práticos:
- Derretimento do gelo;
- Ebulição da água;
- Condensação do vapor de água.
Etapa 1 - Introdução
Apresentação do tema e dos objetivos da aula, explicando a importância da compreensão das mudanças de estado físico da matéria.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divisão dos alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado às mudanças de estado físico da matéria, como por exemplo: ebulição da água, fusão do gelo, sublimação do gelo seco, entre outros.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem realizar pesquisas sobre o tema escolhido, utilizando fontes como livros, revistas e materiais didáticos disponíveis na escola.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar o resultado da sua pesquisa para a turma, utilizando cartazes, maquetes, desenhos e outros materiais disponíveis na escola.Etapa 6 - Avaliação por pares
Ao final de cada apresentação, os grupos devem avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Conclusão
Discussão em sala de aula sobre os resultados das apresentações e das avaliações por pares, reforçando a importância da compreensão das mudanças de estado físico da matéria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de investigação;
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e escrita;
- Desenvolvimento da habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas;
- Fornecer orientações para a pesquisa;
- Estimular a criatividade na apresentação dos resultados.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
- Criar o template de avaliação por pares;
- Apresentar o resultado da pesquisa para a turma.