Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As mudanças de estado físico da matéria são importantes para a compreensão dos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no nosso dia a dia. O objetivo desta aula é que os alunos investiguem as mudanças de estado físico da matéria e expliquem essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

Exemplos práticos:

- Derretimento do gelo;

- Ebulição da água;

- Condensação do vapor de água.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula, explicando a importância da compreensão das mudanças de estado físico da matéria.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divisão dos alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado às mudanças de estado físico da matéria, como por exemplo: ebulição da água, fusão do gelo, sublimação do gelo seco, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre o tema escolhido, utilizando fontes como livros, revistas e materiais didáticos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar o resultado da sua pesquisa para a turma, utilizando cartazes, maquetes, desenhos e outros materiais disponíveis na escola.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Ao final de cada apresentação, os grupos devem avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Discussão em sala de aula sobre os resultados das apresentações e das avaliações por pares, reforçando a importância da compreensão das mudanças de estado físico da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de investigação;
  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Desenvolvimento da habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas;
  • Fornecer orientações para a pesquisa;
  • Estimular a criatividade na apresentação dos resultados.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar o resultado da pesquisa para a turma.