Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Para isso, o professor pode utilizar exemplos práticos do dia a dia, como a transformação da água em gelo, a evaporação da água ou a fusão de um metal. É importante que os alunos compreendam que a matéria pode mudar de estado físico e que essas mudanças estão relacionadas à temperatura e pressão.

  1. Etapa 1 -

    Divida a turma em duplas ou trios e explique a metodologia ativa Aprendizagem entre Pares.

  2. Etapa 2 -

    Peça que cada grupo escolha uma ideia central relacionada às mudanças de estado físico da matéria, por exemplo: "O que é mudança de estado físico?" ou "Quais são os estados físicos da matéria?".

  3. Etapa 3 -

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser desenhado em uma folha de papel sulfite. Exemplo: aplicação industrial das mudanças de estado físico, arranjo molecular do estado físico, importância das mudanças de estado físico para a natureza, etc.

  4. Etapa 4 -

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar sua escolha de ideia central e sub-ideias. Os demais grupos podem fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 -

    O professor deve mediar a discussão e esclarecer dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 -

    Forneça um roteiro e materiais para que os alunos realizem, com os conhecimentos que obtiveram a partir das etapas anteriores, experimentos simples para demonstrar uma mudança de estado físico da matéria, como a transformação da água em gelo ou a evaporação da água. Os experimentos devem ser realizados na sala de aula.

  7. Etapa 7 -

    Cada grupo deve apresentar seu experimento para a turma e explicar como ele está relacionado ao tema das mudanças de estado físico da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicá-las com base no modelo de constituição submicroscópica.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos mapas conceituais e experimentos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e experimento.
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual e experimento.
  • Compreensão do tema das mudanças de estado físico da matéria.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e esclarecer dúvidas sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e experimento.
  • Avaliar a participação e compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher uma ideia central e sub-ideias para o mapa conceitual.
  • Criar um experimento simples para demonstrar uma mudança de estado físico da matéria.
  • Apresentar o mapa conceitual e experimento para a turma.