Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Explique aos alunos que a matéria pode apresentar diferentes estados físicos, como sólido, líquido e gasoso. Mostre exemplos de materiais que podem mudar de estado físico, como a água, o gelo e o vapor.

  1. Etapa 1 -

    Explicação dos subtópicos que serão abordados na fanzine: o que é mudança de estado físico, quais são os estados físicos da matéria, como ocorrem as mudanças de estado físico, exemplos de mudanças de estado físico na natureza e na indústria;


  2. Etapa 2 -

    Cada grupo deverá escolher um subtópico para desenvolver na fanzine;


  3. Etapa 3 -

    Os alunos deverão criar um roteiro para a fanzine, definindo o que será abordado em cada parte;


  4. Etapa 4 -

    Cada grupo deverá criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando apenas recursos como lápis, canetas coloridas, tesoura e cola;


  5. Etapa 5 -

    Apresentação das fanzines para a turma;


  6. Etapa 6 -

    Discussão sobre o que foi aprendido na aula e como as mudanças de estado físico da matéria estão presentes em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de investigação;
  • Desenvolvimento da habilidade de explicação com base em modelos teóricos;
  • Estimulo à criatividade e à imaginação.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coerência na explicação do subtópico escolhido;
  • Qualidade e criatividade na produção da fanzine;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na criação da fanzine;
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um subtópico para desenvolver na fanzine;
  • Criar um roteiro para a fanzine;
  • Produzir a fanzine utilizando apenas recursos analógicos.