Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Explique aos alunos que a matéria pode apresentar diferentes estados físicos, como sólido, líquido e gasoso. Mostre exemplos de materiais que podem mudar de estado físico, como a água, o gelo e o vapor.
Etapa 1 -
Explicação dos subtópicos que serão abordados na fanzine: o que é mudança de estado físico, quais são os estados físicos da matéria, como ocorrem as mudanças de estado físico, exemplos de mudanças de estado físico na natureza e na indústria;Etapa 2 -
Cada grupo deverá escolher um subtópico para desenvolver na fanzine;Etapa 3 -
Os alunos deverão criar um roteiro para a fanzine, definindo o que será abordado em cada parte;Etapa 4 -
Cada grupo deverá criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando apenas recursos como lápis, canetas coloridas, tesoura e cola;Etapa 5 -
Apresentação das fanzines para a turma;Etapa 6 -
Discussão sobre o que foi aprendido na aula e como as mudanças de estado físico da matéria estão presentes em nosso dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de investigação;
- Desenvolvimento da habilidade de explicação com base em modelos teóricos;
- Estimulo à criatividade e à imaginação.
Critérios de avaliação
- Clareza e coerência na explicação do subtópico escolhido;
- Qualidade e criatividade na produção da fanzine;
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na criação da fanzine;
- Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Escolher um subtópico para desenvolver na fanzine;
- Criar um roteiro para a fanzine;
- Produzir a fanzine utilizando apenas recursos analógicos.