Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que a matéria pode mudar de estado físico, como sólido, líquido ou gasoso, devido à alteração de temperatura e/ou pressão. Mostre exemplos práticos, como a mudança de estado da água ao ser aquecida ou resfriada, ou a mudança de estado de um líquido para um sólido ao ser congelado.

Intencionalidades pedagógicas:

-Estimular o raciocínio dos estudantes com o estudo de caso.

-Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

-Compreender a fluidez da matéria.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre mudanças de estado físico da matéria. Em seguida, o professor deve apresentar o estudo de caso que será trabalhado durante a aula.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso em que os alunos precisam investigar as mudanças de estado físico da matéria em uma situação hipotética. Por exemplo, um caso em que um bloco de gelo é colocado em um ambiente quente e começa a derreter, ou um caso em que um líquido é colocado em um ambiente frio e começa a congelar. Os alunos devem observar e descrever as mudanças de estado físico da matéria que ocorrem no estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas que serão preenchidas com informações sobre as mudanças de estado físico da matéria. O template deve conter espaço para as informações coletadas durante o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Investigação

    Os alunos devem investigar as mudanças de estado físico da matéria presentes nos estudos de caso e preencher o template de infográfico com as informações coletadas durante o estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas e preenchidas no template de infográfico.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar o template de infográfico preenchido e discutir as mudanças de estado físico da matéria que ocorrem no estudo de caso.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais conceitos sobre mudanças de estado físico da matéria e incentivando os alunos a aplicarem esses conceitos em outras situações do dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o raciocínio dos estudantes com o estudo de caso.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Compreender a fluidez da matéria.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na investigação e discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template de infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva do template de infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar a contextualização do tema.
  • Apresentar o estudo de caso.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na investigação e discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da investigação e discussão em grupo.
  • Preencher o template de infográfico com as informações coletadas.
  • Apresentar o template de infográfico de forma clara e objetiva.