Aula sobre Mudancas De Estado Fisico Da Materia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Para introduzir o assunto, o professor pode utilizar exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como a transformação da água em gelo ou vapor, ou a mudança de estado físico do chocolate ao ser derretido. É importante explicar que as mudanças de estado físico da matéria ocorrem devido às variações de temperatura e pressão, um desarranjo e arranjo das moléculas, e são fundamentais para diversos processos naturais e tecnológicos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Disponibilize aos alunos um material de apoio, como um texto ou vídeo, que apresente os conceitos básicos sobre as mudanças de estado físico da matéria. Um bom exemplo é enviar um material que trate das épocas de seca e cheia do pantanal, relacionando a mudança de estado da água com abundância ou não de seres vivos.Os alunos devem ler ou assistir e realizar um resumo com as ideias principais.

  2. Etapa 2 - Aula expositiva

    Realize uma aula expositiva sobre as mudanças de estado físico da matéria, utilizando cartazes, desenhos e maquetes. É importante enfatizar as características de cada estado físico (sólido, líquido e gasoso) e as condições necessárias para que ocorram as transformações.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber a tarefa de criar um mapa conceitual sobre as mudanças de estado físico da matéria. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar cartolinas, canetas coloridas e outros materiais para criar o mapa. Exemplos de ideias: o próprios estados físicos, arranjo molecular de cada estado, utilização industrial de uma mudança específica de estado, etc.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os outros alunos devem fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática para observar as mudanças de estado físico da matéria, utilizando água e gelo. Os alunos devem descrever as mudanças observadas e relacioná-las aos conceitos apresentados na aula.

  6. Etapa 6 - Debate

    Proponha um debate sobre a importância das mudanças de estado físico da matéria para a vida cotidiana e para a indústria. Os alunos devem expor suas opiniões e argumentos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios estabelecidos. Os alunos devem realizar uma autoavaliação sobre o seu próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a comunicação, a expressão oral dos alunos e a reflexão crítica
  • Proporcionar um momento de troca de informações e conhecimentos
  • Estimular a observação e a descrição das mudanças de estado físico da matéria
  • Relacionar a atividade prática aos conceitos apresentados na aula

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo
  • Desempenho na atividade prática
  • Participação no debate
  • Respeito aos colegas e ao professor

Ações do professor

  • Realizar a avaliação dos alunos
  • Dar feedback sobre o desempenho dos alunos
  • Estimular a autoavaliação dos alunos

Ações do aluno

  • Realizar a autoavaliação do seu próprio desempenho
  • Receber o feedback do professor sobre o seu desempenho
  • Levantar dúvidas e questionamentos sobre a avaliação
  • Elaborar mapa conceitual.