Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A atividade sobre "Mudanças do território brasileiro" é fundamental para o entendimento da história e geografia do Brasil. Os alunos irão aprender sobre as mudanças que ocorreram no território brasileiro ao longo do tempo, incluindo a expansão territorial, a colonização, a urbanização e a industrialização. Além disso, os estudantes irão desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e contextualize as mudanças do território brasileiro ao longo do tempo. Os alunos irão discutir em grupos sobre as mudanças que ocorreram no território brasileiro e como isso afetou a vida das pessoas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa do Brasil em grupos, destacando as mudanças que ocorreram no território brasileiro ao longo do tempo. Eles também irão identificar as regiões do Brasil onde vivem as comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas, ribeirinhos, caiçaras, entre outros grupos sociais.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão selecionar os argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um modelo com as etapas entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão criar um modelo para trabalhar as mudanças do território brasileiro e a territorialidade dos grupos sociais.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus modelos para a classe e discutir como eles selecionaram argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Seleção adequada de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo.
- Habilidade de apresentação e comunicação.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Estimular a participação dos alunos e o trabalho em grupo.
- Fornecer feedback e orientações durante o processo de criação do modelo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa do Brasil destacando as mudanças que ocorreram no território brasileiro ao longo do tempo.
- Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Criar um modelo com as etapas entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
- Apresentar o modelo para a classe e discutir como selecionaram os argumentos que reconhecem as territorialidades dos grupos sociais.