Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A atividade "Mudanças do território brasileiro" aborda as transformações no espaço geográfico do Brasil ao longo do tempo. É importante destacar que essas mudanças afetaram não apenas o meio ambiente, mas também as comunidades que habitam esses territórios. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. A metodologia utilizada será para estimular a participação dos alunos na criação de um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando com exemplos práticos, como a construção de hidrelétricas em áreas indígenas ou a expansão do agronegócio em terras quilombolas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até cinco integrantes e receberão as instruções para a criação do jogo.Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos
Cada grupo escolherá um tema relacionado às mudanças do território brasileiro e definirá oito subtópicos. Auxilie os alunos nessa etapa, sugerindo temas e subtópicos que possam ser trabalhados. Exemplo de tema: "Impactos da urbanização na Amazônia". Exemplo de subtópicos: "Crescimento das cidades", "Desmatamento", "Poluição", "Conflitos socioambientais", "Problemas de saúde", "Deslocamento de populações", "Desigualdade social", "Alternativas sustentáveis".Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Cada grupo criará oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema e aos subtópicos escolhidos. As perguntas devem ser objetivas e ter respostas claras. As afirmações devem ser verdadeiras e relevantes para o tema. Oriente os alunos na elaboração das cartas, sugerindo questões que possam estimular a reflexão e o debate.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo testará o jogo criado pelos colegas. Acompanhe a atividade, observando a participação dos alunos, a clareza das perguntas e afirmações e a relevância do conteúdo abordado.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos se reunirão para discutir as questões levantadas pelo jogo e apresentar suas conclusões para a turma. Faça a mediação da discussão, estimulando a participação de todos e promovendo o diálogo entre os grupos.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno fará uma reflexão individual sobre a atividade, destacando o que mais chamou sua atenção e o que aprendeu com a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover o diálogo e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
- Relevância do conteúdo abordado.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre a atividade.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na criação do jogo e na elaboração das perguntas e afirmações.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
- Observar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Elaborar perguntas e afirmações objetivas e relevantes.
- Participar da discussão em grupo e apresentar suas conclusões.
- Fazer uma reflexão individual sobre a atividade.
- Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de diálogo e reflexão.