Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A atividade "Mudanças do território brasileiro" aborda as transformações no espaço geográfico do Brasil ao longo do tempo. É importante destacar que essas mudanças afetaram não apenas o meio ambiente, mas também as comunidades que habitam esses territórios. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. A metodologia utilizada será para estimular a participação dos alunos na criação de um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando com exemplos práticos, como a construção de hidrelétricas em áreas indígenas ou a expansão do agronegócio em terras quilombolas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até cinco integrantes e receberão as instruções para a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo escolherá um tema relacionado às mudanças do território brasileiro e definirá oito subtópicos. Auxilie os alunos nessa etapa, sugerindo temas e subtópicos que possam ser trabalhados. Exemplo de tema: "Impactos da urbanização na Amazônia". Exemplo de subtópicos: "Crescimento das cidades", "Desmatamento", "Poluição", "Conflitos socioambientais", "Problemas de saúde", "Deslocamento de populações", "Desigualdade social", "Alternativas sustentáveis".

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo criará oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema e aos subtópicos escolhidos. As perguntas devem ser objetivas e ter respostas claras. As afirmações devem ser verdadeiras e relevantes para o tema. Oriente os alunos na elaboração das cartas, sugerindo questões que possam estimular a reflexão e o debate.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo testará o jogo criado pelos colegas. Acompanhe a atividade, observando a participação dos alunos, a clareza das perguntas e afirmações e a relevância do conteúdo abordado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as questões levantadas pelo jogo e apresentar suas conclusões para a turma. Faça a mediação da discussão, estimulando a participação de todos e promovendo o diálogo entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno fará uma reflexão individual sobre a atividade, destacando o que mais chamou sua atenção e o que aprendeu com a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover o diálogo e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
  • Relevância do conteúdo abordado.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo e na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
  • Observar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações objetivas e relevantes.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar suas conclusões.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a atividade.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de diálogo e reflexão.