Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Mudanças do território brasileiro" é um assunto importante para os alunos, pois permite que eles compreendam as transformações que ocorreram no território brasileiro ao longo dos anos. É importante que os alunos compreendam que essas mudanças não ocorreram de forma natural, mas sim através da ação humana. Para tornar a atividade mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a construção de hidrelétricas, a expansão da agricultura, a urbanização e a construção de estradas. Os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades argumentativas e a refletir sobre a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a atividade explicando o tema e sua importância para compreender as mudanças no território brasileiro. Utilize imagens e mapas para ilustrar as mudanças ocorridas ao longo dos anos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Forme grupos de quatro alunos para poderem discutir e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um dos seguintes subtemas: a expansão da agricultura, a urbanização, a construção de hidrelétricas, a construção de estradas. Forneça materiais de pesquisa e oriente os alunos sobre a forma de pesquisa.Etapa 4 - Debate
Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater sobre a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade. Faça a medição do debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo deve elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação dos modelos de avaliação por rubrica
Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por rubrica e justificar seus critérios de avaliação. Faça a mediação da apresentação e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade reforçando a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, e incentive os alunos a refletir sobre suas próprias ações em relação a essas comunidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Seleção e apresentação dos argumentos.
- Participação no debate.
- Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Mediar o debate.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Fornecer materiais de pesquisa.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa.
- Participar do debate.
- Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.