Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Mudanças do território brasileiro" é um assunto importante para os alunos, pois permite que eles compreendam as transformações que ocorreram no território brasileiro ao longo dos anos. É importante que os alunos compreendam que essas mudanças não ocorreram de forma natural, mas sim através da ação humana. Para tornar a atividade mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a construção de hidrelétricas, a expansão da agricultura, a urbanização e a construção de estradas. Os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades argumentativas e a refletir sobre a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a atividade explicando o tema e sua importância para compreender as mudanças no território brasileiro. Utilize imagens e mapas para ilustrar as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de quatro alunos para poderem discutir e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um dos seguintes subtemas: a expansão da agricultura, a urbanização, a construção de hidrelétricas, a construção de estradas. Forneça materiais de pesquisa e oriente os alunos sobre a forma de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater sobre a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade. Faça a medição do debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve elaborar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por rubrica e justificar seus critérios de avaliação. Faça a mediação da apresentação e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, e incentive os alunos a refletir sobre suas próprias ações em relação a essas comunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Seleção e apresentação dos argumentos.
  • Participação no debate.
  • Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fornecer materiais de pesquisa.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa.
  • Participar do debate.
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.