Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A atividade sobre "Mudanças do território brasileiro" é importante para que os alunos compreendam como o Brasil se transformou ao longo dos anos e como essas mudanças afetaram diversos grupos sociais. É uma oportunidade para discutir a importância da preservação ambiental e dos direitos das comunidades tradicionais. Nesta atividade, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada um será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os estudantes possam compreender melhor o assunto.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Mudanças do território brasileiro" e sua importância, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e levantar hipóteses sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa do Brasil

    Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por um mapa do Brasil em diferentes períodos históricos. Eles deverão analisar as mudanças ocorridas no território brasileiro, identificar os principais fatores que causaram essas mudanças e como elas afetaram diferentes grupos sociais.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Comunidades tradicionais

    Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por uma comunidade tradicional do Brasil, como os indígenas, quilombolas, ribeirinhos e caiçaras. Eles deverão pesquisar sobre a história e a cultura dessas comunidades, identificar seus direitos legais e como as mudanças no território brasileiro afetaram suas vidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Impactos ambientais

    Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por um impacto ambiental causado pelas mudanças no território brasileiro, como o desmatamento, a poluição e a degradação do solo. Eles deverão pesquisar sobre as causas e consequências desses impactos e como eles afetam a vida de diferentes grupos sociais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupo para discutir as informações obtidas em cada estação e como elas se relacionam. Faça a mediação da discussão e incentive os alunos a fazer conexões entre as diferentes atividades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância da preservação ambiental e dos direitos das comunidades tradicionais. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades de cooperação e colaboração.
  • Utilizar a metodologia para tornar a atividade mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em fazer conexões entre as diferentes atividades.
  • Capacidade do aluno em reconhecer os direitos legais das comunidades tradicionais.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância da preservação ambiental.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as atividades propostas e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do assunto.
  • Estimular a reflexão e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão que sintetize os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas de forma organizada e colaborativa.
  • Fazer conexões entre as diferentes atividades propostas.
  • Reconhecer os direitos legais das comunidades tradicionais.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância da preservação ambiental.