Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A atividade sobre "Mudanças do território brasileiro" é importante para que os alunos compreendam como o Brasil se transformou ao longo dos anos e como essas mudanças afetaram diversos grupos sociais. É uma oportunidade para discutir a importância da preservação ambiental e dos direitos das comunidades tradicionais. Nesta atividade, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada um será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os estudantes possam compreender melhor o assunto.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Mudanças do território brasileiro" e sua importância, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e levantar hipóteses sobre o assunto.Etapa 2 - Estação 1 - Mapa do Brasil
Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por um mapa do Brasil em diferentes períodos históricos. Eles deverão analisar as mudanças ocorridas no território brasileiro, identificar os principais fatores que causaram essas mudanças e como elas afetaram diferentes grupos sociais.Etapa 3 - Estação 2 - Comunidades tradicionais
Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por uma comunidade tradicional do Brasil, como os indígenas, quilombolas, ribeirinhos e caiçaras. Eles deverão pesquisar sobre a história e a cultura dessas comunidades, identificar seus direitos legais e como as mudanças no território brasileiro afetaram suas vidas.Etapa 4 - Estação 3 - Impactos ambientais
Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por um impacto ambiental causado pelas mudanças no território brasileiro, como o desmatamento, a poluição e a degradação do solo. Eles deverão pesquisar sobre as causas e consequências desses impactos e como eles afetam a vida de diferentes grupos sociais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupo para discutir as informações obtidas em cada estação e como elas se relacionam. Faça a mediação da discussão e incentive os alunos a fazer conexões entre as diferentes atividades.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância da preservação ambiental e dos direitos das comunidades tradicionais. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades de cooperação e colaboração.
- Utilizar a metodologia para tornar a atividade mais dinâmica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em fazer conexões entre as diferentes atividades.
- Capacidade do aluno em reconhecer os direitos legais das comunidades tradicionais.
- Demonstrar compreensão sobre a importância da preservação ambiental.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as atividades propostas e incentivar a participação ativa dos alunos.
- Proporcionar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do assunto.
- Estimular a reflexão e o debate entre os alunos.
- Fazer uma conclusão que sintetize os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas de forma organizada e colaborativa.
- Fazer conexões entre as diferentes atividades propostas.
- Reconhecer os direitos legais das comunidades tradicionais.
- Demonstrar compreensão sobre a importância da preservação ambiental.