Aula sobre Mudancas Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade sobre "Mudanças do território brasileiro" é importante para que os alunos compreendam as transformações pelas quais o Brasil passou ao longo dos anos e como essas mudanças afetaram a vida das pessoas que vivem no país. É fundamental que os alunos entendam que o território brasileiro é composto por diversas territorialidades, como as dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, entre outros. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Para contextualizar o assunto, apresente imagens de mapas do Brasil em diferentes períodos históricos, mostrando as mudanças territoriais que ocorreram ao longo do tempo. Também traga exemplos práticos de como essas mudanças afetaram a vida das pessoas, como a construção de estradas, barragens, hidrelétricas, entre outros.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o material para criar o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão tempo para pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis, como livros, sites e vídeos. Oriente os alunos a selecionar informações relevantes e a criar um esboço do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e para organizar as ideias no mapa conceitual. Oriente os alunos a criar uma ideia central (mudanças no território brasileiro) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce os pontos principais do tema. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades."
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Organização e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Capacidade de apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
  • Reflexão crítica sobre o tema.
  • Participação ativa no debate em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na seleção de informações relevantes.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação das ideias.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Fazer uma síntese da atividade e reforçar os pontos principais do tema.

Ações do aluno

  • Selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Fazer perguntas e compartilhar opiniões sobre o assunto.