Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma eficiente e precisa, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a resolver problemas reais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para ilustrar a aplicação da operação.

  2. Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de problemas para resolverem em conjunto. Os problemas devem ser desafiadores e envolver a multiplicação de números decimais por números naturais. Circule pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, os grupos irão apresentar suas soluções e discutir as estratégias utilizadas. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela pode ser utilizada como uma ferramenta de avaliação. Os alunos devem criar campos para "Que bom", "Que pena" e "Que tal", e preencher o template com suas avaliações sobre seu próprio trabalho.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar seus templates e discutir as avaliações feitas. Incentive a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da autoavaliação.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos irão realizar uma atividade individual para fixar o conteúdo. Disponibilize uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar a multiplicação de números decimais por números naturais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a operação em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais.
  • Estimular a resolução de problemas em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo a multiplicação de números decimais por números naturais.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Desempenho na atividade individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da operação.
  • Auxiliar os grupos na resolução dos problemas.
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs e orientar a criação dos templates.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução dos problemas em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Realizar a atividade individual para fixar o conteúdo.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar soluções para os problemas propostos.