Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais eficiente e precisa, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano. Em seguida, irá propor aos alunos a criação de um diário de bordo para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos irão se organizar em grupos de 3 a 4 pessoas para desenvolver o projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado à multiplicação de números decimais por números naturais que será o foco do projeto. Auxilie os alunos na definição do problema.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão pesquisar e discutir alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Oriente os alunos na busca por informações e recursos.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão apresentar a solução para a turma. Avalie a solução apresentada pelos grupos e dar feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de aprendizagem e sobre o que aprenderam com o projeto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da multiplicação de números decimais por números naturais e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicação de números decimais por números naturais.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade da definição do problema e das alternativas apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade da solução apresentada pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da multiplicação de números decimais por números naturais.
  • Orientar os alunos na definição do problema e na busca por informações e recursos.
  • Avaliar a solução apresentada pelos grupos e dar feedbacks.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Estimular o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Definir um problema relacionado à multiplicação de números decimais por números naturais.
  • Pesquisar e discutir alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e sobre o que aprenderam com o projeto.