Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver a criatividade e a autonomia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos sobre como preencher cada campo e forneça materiais para a criação do diário.Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo
Os grupos irão resolver problemas relacionados à multiplicação de números decimais por números naturais, utilizando as estratégias aprendidas na aula. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados encontrados na resolução dos problemas e irá compartilhar suas estratégias com a turma.Etapa 6 - Reflexão sobre a aula
Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem a multiplicação de números decimais por números naturais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais.
- Participação dos alunos na discussão em grupo e na criação do diário de bordo.
- Qualidade da apresentação dos resultados e das estratégias utilizadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo sobre situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada.
- Criar o diário de bordo em grupo.
- Resolver problemas em grupo utilizando as estratégias aprendidas na aula.