Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver a criatividade e a autonomia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos sobre como preencher cada campo e forneça materiais para a criação do diário.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos irão resolver problemas relacionados à multiplicação de números decimais por números naturais, utilizando as estratégias aprendidas na aula. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados encontrados na resolução dos problemas e irá compartilhar suas estratégias com a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem a multiplicação de números decimais por números naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e na criação do diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados e das estratégias utilizadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada.
  • Criar o diário de bordo em grupo.
  • Resolver problemas em grupo utilizando as estratégias aprendidas na aula.