Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais eficiente e precisa, utilizando estratégias diversas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números decimais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para ilustrar a aplicação dessa habilidade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números decimais. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais dificuldades encontradas na resolução de problemas com números decimais.

  4. Etapa 4 - Estratégias de resolução

    Apresente diferentes estratégias para a resolução de problemas com números decimais, como a utilização de estimativas e arredondamentos. Os alunos irão praticar essas estratégias em exercícios propostos pelo professor.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Os alunos irão resolver problemas práticos envolvendo a multiplicação de números decimais por números naturais, utilizando as estratégias aprendidas na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas propostos e compartilhar suas estratégias.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e reforce a importância da multiplicação de números decimais por números naturais no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e utilizar diferentes estratégias para a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estratégias aprendidas na aula.
  • Precisão e eficiência na resolução dos problemas propostos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade na elaboração de soluções para os problemas propostos.
  • Colaboração com os colegas durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a importância da habilidade para o cotidiano.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar diferentes estratégias para a resolução de problemas.
  • Propor exercícios práticos para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números decimais.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar as estratégias aprendidas na aula para resolver os exercícios propostos.
  • Elaborar soluções criativas para os problemas propostos.
  • Colaborar com os colegas durante a aula.