Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais eficiente e precisa, utilizando estratégias diversas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Check-in - 10 minutos
O professor irá apresentar o tema da aula e pedir para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Contextualização - 15 minutos
O professor irá contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos de situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada. Em seguida, irá apresentar a estratégia de arredondamento para facilitar a realização da operação.Etapa 3 - Exemplos práticos - 30 minutos
O professor irá apresentar exemplos práticos de multiplicação de números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento. Os alunos irão acompanhar a resolução dos exemplos e registrar em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Atividade em grupo - 30 minutos
Os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades em que deverão multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento. O professor irá circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Check-out - 10 minutos
Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como se sentem em relação ao tema.Etapa 6 - Tarefa de casa - 10 minutos
O professor irá propor uma tarefa de casa em que os alunos deverão multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento.Etapa 7 - Check-in da próxima aula - 5 minutos
O professor irá pedir para que os alunos registrem em seus templates de registro de aprendizagem o que esperam aprender na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da estratégia de arredondamento.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Registro adequado das informações no template de registro de aprendizagem.
- Compreensão do tema e aplicação em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Apresentar exemplos práticos e estratégias para facilitar a realização da operação.
- Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
- Propor tarefas de casa para fixação do conteúdo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
- Realizar a tarefa de casa proposta.
- Compartilhar conhecimentos com os colegas durante as atividades em grupo.