Aula sobre Multiplicacao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A multiplicação de números decimais por números naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de juros, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma mais eficiente e precisa, utilizando estratégias diversas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Check-in - 10 minutos

    O professor irá apresentar o tema da aula e pedir para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização - 15 minutos

    O professor irá contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos de situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais por números naturais é utilizada. Em seguida, irá apresentar a estratégia de arredondamento para facilitar a realização da operação.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos - 30 minutos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de multiplicação de números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento. Os alunos irão acompanhar a resolução dos exemplos e registrar em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo - 30 minutos

    Os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades em que deverão multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento. O professor irá circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out - 10 minutos

    Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como se sentem em relação ao tema.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa - 10 minutos

    O professor irá propor uma tarefa de casa em que os alunos deverão multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento.

  7. Etapa 7 - Check-in da próxima aula - 5 minutos

    O professor irá pedir para que os alunos registrem em seus templates de registro de aprendizagem o que esperam aprender na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números decimais por números naturais, utilizando a estratégia de arredondamento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estratégia de arredondamento.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Registro adequado das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão do tema e aplicação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Apresentar exemplos práticos e estratégias para facilitar a realização da operação.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Propor tarefas de casa para fixação do conteúdo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
  • Realizar a tarefa de casa proposta.
  • Compartilhar conhecimentos com os colegas durante as atividades em grupo.