Aula sobre Multiplicacao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A multiplicação de números racionais é uma habilidade matemática fundamental que permite aos alunos resolver problemas do cotidiano, como calcular preços de produtos em promoção, dividir uma receita pela metade ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a multiplicar números racionais e entenderão a relação entre a multiplicação e a divisão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é um número racional e como ele é representado. Em seguida, apresente exemplos de números racionais e explique como a multiplicação funciona nesse contexto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de problemas que envolvem a multiplicação de números racionais. Eles deverão entender o que está sendo pedido em cada problema, fazendo anotações e destacando os dados principais dos enunciados.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá escolher um problema da lista e criar um esboço de como resolver o problema. Eles deverão apresentar seus esboços para a turma e discutir as diferentes abordagens.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão escolher uma abordagem para resolver o problema escolhido e criar um plano detalhado de como executar essa abordagem. Eles deverão apresentar seus planos para a turma e discutir as diferentes estratégias.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos deverão executar seus planos e resolver o problema escolhido. Eles deverão apresentar suas soluções para a turma e discutir os resultados;

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão testar suas soluções em diferentes situações e verificar se elas funcionam corretamente. Eles deverão apresentar seus resultados para a turma, comentando o que descobriram ao longo dos testes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e pergunte aos alunos como eles podem aplicar esses conceitos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação de números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas e tomar decisões.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de compreender e utilizar a multiplicação de números racionais.
  • Criatividade e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos de resolver problemas e tomar decisões.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos e estimular a colaboração entre eles.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Discutir e apresentar soluções para os problemas propostos.
  • Testar e verificar se suas soluções funcionam corretamente.