Aula sobre Multiplicacao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A multiplicação de números racionais é um tema importante na Matemática, pois é uma operação que está presente em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de descontos em compras, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a multiplicar números racionais e a entender a relação entre multiplicação e divisão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de multiplicação de números racionais. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de volume é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza multiplicação de números racionais em sua rotina (tal como um cozinheiro que precisa preparar uma receita) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desafios relacionados à multiplicação de números racionais.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de multiplicação de números racionais, como cálculo de descontos em compras e receitas culinárias. Os alunos irão resolver exercícios relacionados aos exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Relação entre multiplicação e divisão

    O professor irá explicar a relação entre a multiplicação e a divisão de números racionais e como utilizar a multiplicação para resolver problemas de divisão.

  6. Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas

    Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas, a partir de situações-problema selecionados por você.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na aplicação do conhecimento em situações cotidianas. Por fim, faça o fechamento da aula, retomando o objetivo principal e destacando os principais pontos de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Thinking para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais.
  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na aplicação do conhecimento em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da multiplicação de números racionais no cotidiano.
  • Propor aos alunos que criem um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios de quem utiliza a multiplicação de números racionais.
  • Apresentar exemplos práticos de multiplicação de números racionais e explicar a relação entre a multiplicação e a divisão.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na aplicação do conhecimento em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios de quem utiliza a multiplicação de números racionais.
  • Participar da discussão em grupo para identificar as principais necessidades e desafios relacionados à multiplicação de números racionais.
  • Resolver exercícios relacionados aos exemplos práticos apresentados pelo professor e aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.