Aula sobre Multiplicacao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A multiplicação de números racionais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, cálculo de descontos em compras, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a multiplicar números racionais e entender a relação entre a multiplicação e a divisão.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre multiplicação de números racionais. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos de como a multiplicação de números racionais é utilizada no cotidiano dos alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem outros exemplos de uso deste tipo de multiplicação.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Apresente a teoria da multiplicação de números racionais, explicando a relação entre a multiplicação e a divisão. Peça aos alunos para fazerem suas anotações no modelo de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Os alunos irão resolver exemplos práticos de multiplicação de números racionais, de acordo com o que aprenderam. Oriente os alunos a utilizarem o modelo de registro de aprendizagem para registrarem suas resoluções.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções dos exemplos práticos, trocando ideias e esclarecendo dúvidas. Acompanhe os alunos e apoie no que for necessário.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais. Deixe uma tarefa de casa para os alunos praticarem a multiplicação de números racionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números racionais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a troca de ideias e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em multiplicar números racionais.
  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade das discussões em grupo e do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema.
  • Apresentar a teoria da multiplicação de números racionais.
  • Propor exemplos práticos para os alunos resolverem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a troca de ideias e o trabalho em grupo, bem como corrigir as atividades e avaliar o modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Resolver exemplos práticos de multiplicação de números racionais.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.
  • Praticar a multiplicação de números racionais em casa.